Notícias

Doença do desânimo: saiba o que é e como prevenir

Cansaço extremo e sono em excesso são relacionados à fadiga crônica

Por Jacqueline Nunes, 03/09/2021 às 13:18
atualizado em: 03/09/2021 às 13:27

Texto:

Foto: Pixabauy
Pixabauy

Cansaço extremo, sono em excesso, dores de cabeça, perda de concentração. Se você sofre constantemente com mais de um desses sintomas, deve ficar atento. Esses sinais podem significar que você sofre com a chamada síndrome da fadiga crônica. Não é apenas aquele cansaço do nosso dia a dia corrido, mas sim sintomas mais intensos que podem durar meses, anos ou até a vida inteira. 

Nesta síndrome, a pessoa tem a tendência de se isolar e por isso às vezes é confundida com a depressão. Para um tratamento eficaz é importante o diagnóstico rápido e correto. Com o auxílio de mudanças positivas no estilo de vida, a doença pode ser vencida. O psiquiatra, Mauricio Leão de Rezende detalha os sintomas, tratamento e prevenção da síndrome da fadiga crônica. “Os principais sintomas da doença é a reclamação de tudo, cansaço, desânimo, falta de interesse, falta de disponibilidade para qualquer atividade, e a pessoa sempre diz que está doente e que não melhora”, detalha.

O médico explica que o tratamento da doença tem três vertentes. Tratamento psicoterápico, terapia ocupacional e o medicamentoso. “A grande dificuldade do tratamento da pessoa que tem fadiga crônica é a falta de ânimo para tratar a doença mesmo. Por isso, é necessário começar com medicamentos para que o paciente melhore um pouco dos sintomas e continue com os demais tipos de tratamentos da doença”. 

A principal maneira de prevenção da fadiga crônica é a mesma adotada contra outras doenças. “Mudanças de hábitos de vida. Os hábitos para uma vida mais saudável devem conter a prática de atividade física regularmente, alimentação equilibrada, vida que tenha uma boa estimulação psíquica como ler e participar de vida social, evitar o desânimo e até pedir ajuda quando isso acontecer”, ressalta o psiquiatra Mauricio Leão de Rezende.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link