Notícias

Divórcio: posso ser obrigado a pagar pensão para meu ex-cônjuge?

Patrícia Diou esclarece dúvidas sobre o direito do consumidor no Fala comigo!

Por Redação , 27/05/2021 às 09:52
atualizado em: 27/05/2021 às 09:59

Texto:

Foto: Imagem ilustrativa Pixabay
Imagem ilustrativa Pixabay

Juiz analisará cada caso no momento da separação

O número de casais que se divorciam no Brasil teve um aumento considerável nos últimos anos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de divórcios cresceu 75% em cinco anos.

Somente no segundo semestre do ano passado, os cartórios brasileiros registraram recorde no número de divórcios, com 43,8 mil processos, segundo dados do Colégio Notarial do Brasil — Conselho Federal (CNB/CF). 

Quando um casal decide encerrar o relacionamento e divorciar, várias questões surgem para decidir na separação. Uma das dúvidas é ser ou não obrigado a pagar pensão para meu ex-cônjuge?

A advogada Patrícia Diou explica que em casos específicos o ex-cônjuge poderá receber  uma pensão. “O mais comum é no momento do divórcio, certifica-se que um integrante do casal não possui condições para o próprio sustento. Assim, é aplicada uma pensão provisória até que este tenha tais condições”. 

Patrícia Diou esclarece dúvidas sobre o direito do consumidor no Fala comigo!, da rádio Itatiaia, diariamente no programa do Acir Antão, a partir das 9h.

 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link