Notícias

Dia Mundial de Combate às Hepatites lembra a população maneiras de transmissão e prevenção da doença

Por Jacqueline Moura/Itatiaia, 26/07/2019 às 13:13
atualizado em: 26/07/2019 às 13:23

Texto:

No próximo domingo é lembrado o Dia Mundial de Combate às Hepatites. De acordo com dados recentes do Ministério da Saúde, o número de casos de hepatites virais caiu 7%, nos últimos dez anos.

Segundo a médica hepatologista da Santa Casa de Belo Horizonte, Ana Flávia Passos Ramos, essa redução de casos se deve muito a conscientização da população sobre a doença e as maneiras de transmissão. 

É importante destacar para as pessoas que a hepatite é uma inflamação do fígado. São várias as causas da doença, mas as principais são as inflamações causadas por vírus, álcool, drogas e doenças genéticas e metabólicas. 

Transmissão

“A transmissão da hepatite A é predominante via oral e fecal por meio de água e alimentos contaminados. Já as hepatites B e C são transmitidas, predominante, por via sexual, compartilhamento de objetos cortantes, ou seja, transmissão sanguínea”, detalha. 

Diagnóstico

“Hepatite A não se cronifica, o diagnóstico é feito por sintomas da doença. Já as outras hepatites, B e C, podem ser silenciosas e a maneira de diagnosticar é por meio dos exames de sangue, porque os exames laboratoriais comuns, não apontam a presença da inflamação. Pessoas com idade acima dos 40 anos, devem questionar seu médico, toda vez que for fazer exames de rotina”, explica a médica da Santa Casa BH. 

Tratamento 

A especialista explica que o ideal é iniciar o tratamento ainda no início da inflamação. “O grande problema das hepatites é a evolução para a cirrose, forma mais grave e terminal da doença hepática, com número alto de mortes”.

Prevenção

É importante destacar que no Sistema Único de Saúde (SUS) estão disponíveis as vacinas para as hepatites A e B. 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Campeonato Mineiro Coimbra x América

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽Boliviano irá desembarcar em Belo Horizonte nesta terça-feira, às 11h30

    Acessar Link