Unimed Set Maxiboard interno

Notícias

Destaque no Liverpool, Roberto Firmino está cada vez mais perto da Copa da Rússia

Por Agência Estado, 18/01/2018 às 11:25

Texto:

A Seleção Brasileira para a Copa do Mundo da Rússia tem um camisa 9 bem definido - Gabriel Jesus, titular com o técnico Tite nas Eliminatórias. Mas, a cinco meses para o início do Mundial, o atacante do Manchester City vê crescer sobre si a sombra de um jogador que está encantando os ingleses graças à eficiência: Roberto Firmino, destaque do Liverpool na atual temporada e jogador constantemente lembrado na equipe nacional.

Roberto Firmino chegou ao time inglês em 2015 como um meio-campista ofensivo, mas aos poucos foi sendo lapidado para o ataque pelo técnico alemão Jürgen Klopp. Hoje veste a camisa 9 do Liverpool e já marcou 17 gols nos 31 jogos que disputou na temporada. “Eu não era um atacante antes, mas me adaptei a essa posição e passei a gostar cada vez mais. Me sinto realmente confortável e realmente adaptado”, disse o jogador, em entrevista publicada nesta quarta-feira no site oficial do clube inglês.

Com Tite no comando, Roberto Firmino já esteve em campo seis vezes pela Seleção Brasileira, sempre como atacante. Não chegou a se destacar em nenhum dos jogos, mas conta com a confiança do técnico. “O Firmino tem mais pra dar. Foi uma atuação normal dele, mas ele tem mais pra dar”, considerou Tite após o empate por 1 a 1 com a Colômbia em setembro do ano passado, em Barranquilla, válido pela 16.ª e antepenúltima rodada das Eliminatórias.

Nos últimos dias, o atacante foi um dos jogadores observados de perto pelo auxiliar técnico da seleção Cleber Xavier e pelo coordenador do Centro de Pesquisa e Análise (CPA) da equipe, Fernando Lázaro. A dupla está em um giro pela Europa acompanhando jogos e treinos de equipes que têm “selecionáveis” em seus planteis. No final de semana, os dois assistiram à grande vitória do Liverpool sobre o Manchester City por 4 a 3. Um dos gols foi de Roberto Firmino.

O bom desempenho aumentou as chances de Roberto Firmino estar na Copa da Rússia. Soma-se a isso o fato de o atacante ter encerrado a temporada passada como reserva imediato de Gabriel Jesus, que se recupera de lesão no joelho e só deve voltar aos gramados no próximo mês.

“A análise não foi feita só em cima do Gabriel e do Firmino. Tem muitos outros atletas que nós estamos observando”, disse ao Estado o coordenador de seleções Edu Gaspar. “Sobre o Gabriel Jesus, é importante a gente estar próximo para saber como estão as coisas. O Firmino está num bom momento e também é importante estar com ele. Mas tem o Fernandinho, tem o Danilo (ambos do Manchester City), uma série de outros atletas que estão sendo observados. Temos que tirar o máximo de informação possível em tudo o que for possível”.

Edu Gaspar também apontou para a importância de se analisar o desempenho deles no contexto das partidas. “Ter a oportunidade de assistir a um jogo como esse, com dois treinadores (Jurgen Klopp e Pep Guardiola) no nível que eles se encontram e o nível tático das partidas é de suma importância. Os auxiliares também observam esses requisitos”, disse.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Bolsonaro provoca presidente da OAB: 'Posso contar como o pai dele desapareceu' https://t.co/VL1QAuI1sI https://t.co/uO2itrIBJh

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    'Eu estou levando minha revolta para um lado de injustiça, eu preciso de uma resposta. Eu guardei tudo no quarto do bebê. Essa dor parece que não vai passar', completa.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O caso foi revelado em primeira mão pela rádio Itatiaia e repercute nacionalmente.

    Acessar Link