Notícias

Cuidados com a saúde bucal devem começar nos primeiros meses de vida 

Pais não devem esperar os dentes da criança nascer para iniciarem os cuidados

Por Jacqueline Moura/Itatiaia, 24/09/2021 às 10:05
atualizado em: 24/09/2021 às 10:11

Texto:

Foto: Pixabay
Pixabay

Você que é mãe de primeira viagem já deve ter se perguntado quando devem ser iniciados os cuidados com a saúde bucal do seu filho. É simples, não se deve esperar a criança nascer dentinhos para começar com o processo de higienização bucal. Ainda nos primeiros meses de vida a higienização bucal deve ser iniciada. 

“A higiene bucal do bebê deve se iniciar antes mesmo do nascimento do primeiro dentinho. A cavidade oral do bebê deve ser higienizada com uma gaze embebida em água uma vez ao dia, principalmente em bebês que utilizam aleitamento artificial, suplementado com farinhas, a fim de se remover os resíduos da fórmula e acostumar o bebê com uma rotina de limpeza oral”, explica o cirurgião dentista Adriano Rafael. 

Segundo o especialista, a escovação deve se iniciar a partir do nascimento do primeiro dentinho, com uma dedeira maleável, para efetuar a remoção da placa bacteriana que se adere à superfície do dente ao longo do dia, principalmente após o início da introdução alimentar.

“A escova de dente infantil deve ser introduzida a partir do nascimento dos molares, essa escova deve possuir a cabeça pequena e as cerdas macias, sem necessidade de creme dental, ou utilizando pastas próprias para bebês e sem flúor. O creme dental com flúor deve ser introduzido a partir do momento em que a criança aprende a cuspir corretamente. O flúor é muito importante na prevenção das cáries, mas não deve ser ingerido, o excesso pode causar fluorose nos dentes permanentes. A quantidade de pasta dental que deve ser colocada equivale a um grão de arroz cozido”, detalha. 

Adriano Rafael alerta que o uso do fio dental deve ser iniciado na infância,  com o objetivo de se criar um hábito e uma rotina de higienização. Os pais precisam ajudar, ensinar e supervisionar os filhos até que possuam a destreza para escovarem e passarem o fio dental sozinhos da maneira correta.

Os cuidados com a alimentação são muito importantes e ajudam na saúde bucal da criança. “A alimentação da criança deve ser equilibrada e saudável, contento poucos açúcares e carboidratos fermentáveis, como por exemplo, pães e massas, pois além de serem dispensáveis na dieta, são alimentos com um alto potencial de causar cárie”, afirma o cirurgião dentista Adriano Rafael.

“O ideal é introduzir os cuidados com a higiene bucal desde cedo na rotina das crianças e de uma maneira diferente para que a hora da escovação não seja um momento de sofrimento. Minha filha tem dois aninhos. No início era um sofrimento pra ela, mas depois que ela se consultou com uma dentista, descobrimos que estávamos fazendo a escovação de maneira errada. Depois que começamos a escovação da maneira correta, passou a ser um momento de diversão. Ela tem a escovinha de dente colorida e de bichinho que ajuda. O creme dental é de acordo com a idade dela. Para estimular, a deixo fazer a escovação sozinha e depois eu escovo direitinho. Para passar o fio dental é mais complicado, mas a gente dar um jeitinho e brincando a gente consegue”, detalha a gerente administrativa, Jane Galvão, 31 anos.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link