Notícias

Cortes em pesquisas ameaçam criação de Centro de Vacinas em Minas, diz ministro

Marcos Pontes participou de audiência na Câmara dos Deputados

Por Redação, 13/10/2021 às 12:37
atualizado em: 13/10/2021 às 15:59

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Michel Jesus/Câmara dos Deputados

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, em participação em audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, comentou sobre os cortes no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O órgão é responsável pelo financiamento da maioria dos projetos de pesquisa de graduação e pós-graduação no Brasil.

De acordo com ele, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) demonstrou surpresa com o corte orçamentário de R$ 630 milhões da pasta e prometeu buscar uma solução para recompor a verba. Conforme Pontes, o corte pode impactar em investimentos estratégicos, como a construção do Centro Nacional de Vacinas, que será sediado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Existe a previsão de repasse de R$ 50 milhões de verba federal para auxiliar na construção do espaço, que funcionará no local onde atualmente existe o centro de tecnologias de vacinas da UFMG. A previsão é de que as obras iniciem em janeiro de 2022.

O ministro Marcos Pontes ainda se reúne nesta quarta-feira (13) com o Conselho Diretor para definir o andamento das obras. Ele garantiu que o governo federal irá manter as 2.381 bolsas de pesquisas em  Minas Gerais. 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link