Notícias

Com cruzes, milhares de fiéis rumam em direção ao santuário de Pirapora do Bom Jesus

Por Agência Estado, 18/04/2019 às 07:54
atualizado em: 18/04/2019 às 07:58

Texto:

Milhares de romeiros estavam na estrada, na manhã desta quinta-feira em direção ao santuário de Pirapora do Bom Jesus, na região metropolitana de São Paulo. A cidade, de 16 mil habitantes, deve receber mais de 100 mil fiéis durante esta Semana Santa, segundo a prefeitura. Os romeiros vão depositar no santuário do Bom Jesus cerca de mil cruzes de todos os tamanhos.

O grupo do autônomo Reinaldo do Amaral estava na estrada desde as 12 horas da segunda-feira passada, quando saiu de Tatuí, região de Sorocaba. Ontem, os 60 caminhantes percorriam a Estrada dos Romeiros, entre Itu e Cabreúva. "Esperamos chegar ao santuário às 8 horas de sexta (amanhã), para assistir à missa, após andar 105 quilômetros", disse Amaral. O grupo se revezava para carregar uma cruz de madeira de 7 metros, pesando cerca de 80 quilos. Essa é a nona romaria do grupo, mas Amaral faz o percurso há 41 anos. 

Outro grupo de Tatuí, com seis romeiros do bairro Boqueirão, levava uma cruz imensa, com 21 metros. Maior que a deles, só a cruz de 33 metros e 200 quilos levada por um grupo de Porangaba, liderado pelo caminhoneiro Rafael Leonardo Pereira Silveira, de 28 anos. O grupo saiu na madrugada do sábado passado e esperava chegar na manhã desta quinta-feira, 18, após 130 km de jornada.

O aposentado João Correia, de 65 anos, disse que o tamanho da cruz não era o mais importante. "Não é uma competição, o que importa é a fé." 

Preparação

A cidade se preparou para receber as romarias. De hoje até amanhã, o santuário permanecerá aberto 24 horas seguidas. Na Sexta-Feira Santa, serão celebradas missas de hora em hora, a partir das 5 horas. Na Casa da Cultura, uma exposição fotográfica mostra as manifestações de fé. 

A tradição teve início em 1725, quando o morador José de Almeida Naves encontrou uma imagem do Bom Jesus numa corredeira e pediu licença à Igreja para construir uma capela. A primeira festa em louvor ao padroeiro foi realizada em 1730, dando origem às primeiras romarias. 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Bolsonaro provoca presidente da OAB: 'Posso contar como o pai dele desapareceu' https://t.co/VL1QAuI1sI https://t.co/uO2itrIBJh

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    'Eu estou levando minha revolta para um lado de injustiça, eu preciso de uma resposta. Eu guardei tudo no quarto do bebê. Essa dor parece que não vai passar', completa.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O caso foi revelado em primeira mão pela rádio Itatiaia e repercute nacionalmente.

    Acessar Link