Notícias

Com alerta de surto de febre maculosa, saiba com diferenciar os sintomas de outras doenças

Por Jacqueline Moura/ Itatiaia, 04/06/2019 às 10:00
atualizado em: 04/06/2019 às 10:07

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00

Em um ano marcado pela epidemia dos casos de dengue, o risco de contaminação com a febre maculosa assusta ainda mais a população da grande BH. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, os casos de febre maculosa atendidos na capital são de pessoas que moram ou moravam em outros municípios como, por exemplo, Contagem. 

Ouça aqui a matéria completa da repórter Alessandra Mendes

Mesmo assim, as Unidades de Saúde da capital mineira estão prestando toda assistência necessária aos pacientes de outras cidades que procuram atendimento com suspeita da doença. A Secretaria Municipal de Saúde já divulgou um comunicado para a rede de atendimento reforçando as orientações sobre os sintomas da febre maculosa e os devidos procedimentos para condução de casos suspeitos. 

Muita gente acaba ficando confusa sobre quais os sintomas de cada doença e quais sinais devem ser observados com mais cuidado. Com duas mortes já confirmadas e outras duas em investigação, além de outros casos suspeitos, em Contagem, a febre maculosa tem suas particularidades.

“A febre maculosa pode cursar com sintomas muito leves, parecidos com uma simples gripe ou resfriado, muitas vezes passam despercebidos. As formas mais severas da febre maculosa causam dores no corpo e nas articulações, febre alta, manchas pelo corpo, náuseas, vômitos, diarreia e dores na barriga. Alguns sintomas são particulares da febre maculosa como, por exemplo, inchaços nos cotovelos, tornozelos e punhos e manchas nas palmas das mãos e nas solas dos pés”, detalha o infectologista Estevão Urbano.

De acordo com o médico, outro ponto importante que deve ser abordado pelo profissional de saúde no atendimento à pessoa com suspeita de febre maculosa é perguntar sobre o local em que mora, se teve contato com o carrapato, e solicitar o exame para diagnóstico definitivo da doença.  

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Bolsonaro provoca presidente da OAB: 'Posso contar como o pai dele desapareceu' https://t.co/VL1QAuI1sI https://t.co/uO2itrIBJh

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    'Eu estou levando minha revolta para um lado de injustiça, eu preciso de uma resposta. Eu guardei tudo no quarto do bebê. Essa dor parece que não vai passar', completa.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O caso foi revelado em primeira mão pela rádio Itatiaia e repercute nacionalmente.

    Acessar Link