Notícias

Clubes programam folga, intertemporada e amistosos durante pausa no Brasileirão

Por Agência Estado, 13/06/2019 às 10:38
atualizado em: 13/06/2019 às 10:45

Texto:

Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Lucas Figueiredo/CBF

Com o término da nona rodada do Campeonato Brasileiro nesta quinta-feira, os 20 clubes da elite do futebol nacional terão a tão esperada pausa da Copa América, período em que muitos treinadores prometeram dar um jeito no elenco.

De uma maneira geral, a programação das equipes é semelhante. Haverá uma folga inicial, reapresentação e trabalho até o retorno das competições. O que muda é o tempo de descanso, a disputa ou não de amistosos e o local dos treinamentos - algumas equipes não contam com o seu CT, pois foi cedido à Conmebol.

O elenco do Palmeiras é um dos que voltará primeiro a atividade. O técnico Luiz Felipe Scolari, preocupado em manter o time em alta para a disputa da reta final da Copa Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão, informou que seus jogadores terão sete dias de descanso e se reapresentarão na próxima quinta-feira.

O Flamengo voltará aos treinos no mesmo dia, pois terá um novo comandante. O técnico português Jorge Jesus começará de fato a trabalhar com o elenco. Será ele quem definirá a necessidade ou não de amistosos até o fim do recesso da Copa América. 

O elenco do Corinthians realizará treino regenerativo nesta quinta-feira e depois só se reapresentará no dia 24. Na intertemporada, o clube já definiu os dois amistosos: enfrentará o Botafogo, dia 29, em Ribeirão Preto, e jogará contra o Vila Nova, em 4 de julho, em Goiânia.

De castigo

A maioria dos clubes que não está muito bem na tabela não deu detalhes da programação. O Vasco e o São Paulo não quiseram confirmar o período de folga. O Goiás foi além e condicionou o período de descanso ao resultado do confronto desta quinta-feira contra o Athletico-PR, em casa. Se vencer, ganhará dez dias de folga. Se perder ou empatar, o descanso será de apenas uma semana. No dia 6 de julho, o clube fará amistoso contra o Racing, do Uruguai, no estádio Serrinha.

Confira a programação de cada clube:

ATHLETICO-PR - Não informada.

ATLÉTICO - Folga: de 14 a 23.

A intertemporada será feita na Cidade do Galo e a comissão técnica informou que fará ao menos um jogo-treino neste período.

AVAÍ - Folga: não definida.

O elenco fará intertemporada em Águas Mornas, cidade da grande Florianópolis. Ainda não há definição sobre amistosos.

BAHIA - Folga: de 14 a 23.

A programação de intertemporada ainda não está definida.

BOTAFOGO - Folga: de 13 a 23.

O clube informou que alguns atletas em recuperação física poderão se apresentar antes.

CEARÁ - Folga: de 14 a 23

Iria participar de um torneio com Palmeiras e Vasco, mas a competição foi cancelada. Ainda não definiu se fará amistosos.

CHAPECOENSE - Folga: de 14 a 23. 

O clube informou que há a previsão de realizar jogos treinos. As atividades neste período serão em Chapecó, no CT Água Amarela.

CORINTHIANS - Folga: de 14 a 23.

Na volta aos trabalhos, o time tem dois amistosos programados: enfrentará o Botafogo, dia 29, em Ribeirão Preto, e jogará contra o Vila Nova, em 4 de julho, em Goiânia. 

CRUZEIRO - Folga: de 13 a 23.

O técnico Mano Menezes disse que o time fará treinos em dois turnos durante a pausa da Copa América e planeja realizar ao menos um amistoso antes de 10 de julho, quando a equipe volta a atuar pelo Brasileirão.

CSA - Folga: de 13 19. 

O clube espera na intertemporada reforçar o elenco. O time fará dois amistosos contra o Sport. O primeiro, dia 30, na Ilha do Retiro, e o outro, em 7 de julho, no Rei Pelé.

FLAMENGO - Folga: de 13 a 19

A reapresentação terá como novidade o técnico português Jorge Jesus, que começará de fato a comandar o time. Será ele quem irá definir se haverá a necessidade de amistosos.

FLUMINENSE - Folga: de 13 a 23.

Não há previsão de viagens ou amistosos. A programação, contudo, ainda poderá sofrer mudanças, pois a diretoria está em momento de transição. 

FORTALEZA - Folga: de 13 a 23

Não definiu se realizará amistosos neste período.

GRÊMIO - Folga: de 13 a 23.

Com o CT cedido para a Copa América, o time tricolor fará a intertemporada no ecoresort Vila Ventura, em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre. Em 2014, a seleção brasileira ficou hospedada no local em preparação para a Copa do Mundo.

GOIÁS - Folga: não definida.

Se o time vencer o Atlhetico-PR ganhará 10 dias de descanso e voltará aos treinos no dia 24 de junho. Se perder ou empatar, o descanso será de apenas uma semana e a reapresentação acontecerá no dia 21. Em 6 de julho, fará amistoso contra o Racing, do Uruguai, no estádio Serrinha. 

INTERNACIONAL - Folga: de 13 a 20.

Assim como no último ano, o Inter voltará a utilizar um resort em Atibaia, no interior de São Paulo, para intertemporada. O clube ficará concentrado entre os dias 22 e 29. 

PALMEIRAS - Folga: de 14 a 19.

Treinará na Academia de futebol. No dia 29 de junho tem um jogo-treino contra o Oeste e no dia 3 de julho um amistoso contra o Guarani, em Campinas. O time iria participar de um quadrangular com Ceará, Fortaleza e Vasco, mas o torneio foi cancelado porque o organizador, o ex-jogador e empresário Roni, foi preso. 

SANTOS - Folga: de 13 a 23.

Após o período de descanso, o elenco passará a treinar no CT Rei Pelé. Ainda não está confirmada a realização de nenhum amistoso no período.

SÃO PAULO -Folga: não informada.

O clube não confirmou a programação. Como o CT da Barra Funda tem sido utilizado por seleções, o grupo são-paulino vai treinar no CT da base em Cotia.

VASCO - Folga: não informada.

O time deverá fazer um amistoso na intertemporada - o clube ainda avalia onde será.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    'Eu estou levando minha revolta para um lado de injustiça, eu preciso de uma resposta. Eu guardei tudo no quarto do bebê. Essa dor parece que não vai passar', completa.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O caso foi revelado em primeira mão pela rádio Itatiaia e repercute nacionalmente.

    Acessar Link