Notícias

Chuvas em BH: obra que visa amenizar problemas no São Gabriel atrasa e só deve ficar pronta em 2022

"Empresa contratada teve dificuldades e foi feita a rescisão amigável", afirma prefeitura

Por João Felipe Lolli, 28/07/2021 às 10:17
atualizado em: 28/07/2021 às 13:06

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Foto: Mara Damasceno/PBH
Mara Damasceno/PBH

Ideia é melhorar fluidez dos córregos Pampulha e Cachoeirinha, que formam o Ribeirão do Onça

A construção de um canal desde 2009, para aliviar o impacto das inundações no bairro São Gabriel, na região Norte de Belo Horizonte, só deve terminar no ano que vem, após mais um período chuvoso que está pela frente.

A obra, que tem custo estimado em R$ 36 milhões, fica ao lado da Estação São Gabriel e chegou a ser paralisada devido a problemas com a empresa responsável. "A empresa contratada teve dificuldades e foi feita a rescisão amigável do contrato. Uma nova empresa assumiu a obra", afirma o secretário municipal de Obras, Josué Valadão.

De acordo com ele, o canal paralelo, de 286m, permitirá melhor fluidez dos córregos Cachoeirinha, que vem da avenida Bernardo Vasconcelos, e Pampulha, oriundo do bairro Primeiro de Maio. "Em meados do ano que vem, provavelmente, estará concluído."

Uma das lideranças do bairro, Galdstone Otoni está desanimado com a situação. "A gente vê que há uma pequena mexida perto da estação. Acho que não vai adiantar muita coisa, mas é a única coisa que eu estou vendo caminhando, e a passos bem curtos."

O comerciante Julio Serreti critica: "Estou vendo poucas ações do poder público. Eu acho que isso vai impactar na volta das chuvas, vai voltar a ser o que era antes, a gente preocupado, inundações... A gente está vendo que eles estão trabalhando, mas num ritmo muito lento."

Praça das águas

Além do canal, o secretário promete para a região outra obra, também perto da Estação São Gabriel, com o objetivo de reduzir os impactos do período chuvoso. "Ela entra em licitação no segundo semestre [deste ano]. Vai ser feita uma grande praça das águas. Essa estrutura vai receber as águas do Córrego Pampulha e do Córrego Cachoeirinha e vai permitir maior fluidez naquele ponto."

Leia também: Itatiaia volta à Vilarinho para acompanhar andamento das obras

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link