Precon - Maxiboard - Internas

Notícias

Cemig alerta: vai aproveitar o carnaval para cuidar da casa? Fique atento à rede elétrica

Por Cemig, 10/02/2018 às 00:43

Texto:

O carnaval é um dos feriados mais aguardados pelos brasileiros e, por ser um feriado prolongado, é uma época utilizada para a realização de reformas e construção. Por isso, a Cemig alerta sobre os riscos de se fazer reparos ou construções próximos da rede elétrica.  
 
A companhia recomenda que, ao iniciar uma obra, principalmente se for necessário corrigir a topografia do terreno ou se houver andaimes e construção de marquises e sacadas, é fundamental observar a localização da rede elétrica para que os serviços sejam realizados com segurança. Em alguns casos, é necessária a instalação de barreiras protetoras para garantir o manuseio seguro de vergalhões, tábuas, canos e outros materiais.
 
Esse tipo de ocorrência é uma das principais formas de acidentes com a rede elétrica e, para evitá-la, o engenheiro de segurança, Demétrio Venício Aguiar, destaca que as pessoas devem contratar apenas profissionais qualificados para a execução das obras.
 
”Pedreiros, técnicos e pintores mais experientes já estão mais familiarizados com regras de segurança, como manter distância segura da rede. Outro grupo que precisa de uma atenção especial são os operadores e motoristas de retroescavadeiras, guindastes e caminhões, que devem ter muito cuidado para que, ao içar materiais, não encostem na rede”, afirma o engenheiro da Cemig.
 
De acordo com Demetrio Aguiar, as obras que oferecem maior risco são as que ocorrem na mesma altura da rede de média tensão, como as reformas de telhados e construção de segundo e terceiros pavimentos, por exemplo. “É preciso ter muito cuidado, porque, na rede de média tensão, não precisa nem encostar, só de a pessoa se aproximar já pode levar um choque de até 13.800 volts, o que pode provocar queimaduras graves e até mesmo a morte”, alerta o engenheiro eletricista.
 
Atenção redobrada

Pintores que utilizam cabos de rolo de pintura feitos de materiais condutores (como alumínio e outros) também devem prestar atenção. Segundo o especialista, o cabo de madeira também conduz eletricidade ao tocar ou se aproximar da rede de alta tensão. Além disso, Demetrio Aguiar alerta para a  utilização de equipamentos de proteção individual e coletiva para impedir a queda de nível para trabalhos em altura. “Boa parte dos acidentes com a rede elétrica são provocadas pela queda e não pelo choque em si, inclusive as fatalidades. Há relatos de trabalhadores que, ao se desequilibrarem de andaimes, tocaram na rede elétrica e foram eletrocutados”, destaca.
 
O engenheiro da Cemig também destaca que, em alguns casos, é necessária a instalação na obra de barreiras protetoras para garantir o manuseio seguro de vergalhões, tábuas, canos e outros materiais, de forma a impedir a aproximação deles com a rede elétrica. Além disso, como os pavimentos superiores das residências ficam mais próximos dos cabos de energia, deve-se evitar a manipulação de elementos que possam tocar ou se aproximar dos fios de energia.

Se for ficar em casa nesse carnaval, não perca tudo o que está acontecendo na folia de Belo Horizonte. Se for para às ruas, também se informe da programação dos blocos, notícias e muito mais! Basta baixar no seu iOS ou Android o aplicativo da Itatiaia: Carnaval Belô. Um apoio Cemig e Selvagem. 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️Herói da vitória sobre Corinthians, David comemora primeiro gol com a camisa do Cruzeiro: https://t.co/Mp9rmeYkQ1 https://t.co/5MmhSnrk3z

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Ao receber passe de Fred, o atacante deu uma cavadinha na saída de Cássio, ao estilo Arrascaeta

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Na visão do volante, o importante era vencer, o que não acontecia há seis jogos, e não fazer uma boa apresentação contra o lanterna e já rebaixado Paraná

    Acessar Link