Notícias

Carnaval sem descuidar da saúde: use protetor solar e tome bastante água

Por Jacqueline Moura/Itatiaia, 01/03/2019 às 15:35
atualizado em: 01/03/2019 às 15:40

Texto:

Foto: Cacá Lanari/Belotur
Cacá Lanari/Belotur

No Carnaval, muita gente comete excessos. Um dos exageros é a exposição demorada no sol. Nos dias ensolarados ou nublados é muito importante que o folião tenha consciência da importância de utilizar o protetor solar. 

Marília Machado, dermatologista do Hospital da Baleia, explica que o protetor solar deve ter fator de proteção maior ou igual a 30, no mínimo, e de amplo espectro de ação. 

“Isso significa que o protetor deve bloquear a radiação ultravioleta B e a radiação ultravioleta A. Outra dica é o protetor solar com cor, que protege a pele contra outras luzes e radiações, o que evita o envelhecimento da pele e o aparecimento de manchas indesejadas”, ressalta.

Já as crianças até seis meses de idade não podem usar protetor solar, de jeito nenhum, e os pais devem ficar bem atentos quanto aos cuidados. 

“A proteção de criança é roupa com proteção de raios ultravioletas. Hoje em dia é fácil encontrar esse tipo de vestuário. Depois, basta colocar um boné e a criança tá protegida”, alerta Marília.

Outro cuidado essencial durante o carnaval é com a hidratação. Com chuva ou com sol, a ingestão de água é muito importante, especialmente para quem consome bebida alcoólica. 

“É um período em que as pessoas querem sair do equilíbrio e podem se esquecer da saúde. É importante continuar com a alimentação saudável e com a hidratação. A hidratação é fundamental, correr atrás de um bloquinho embaixo do sol quente é um gasto muito alto de energia, pode causar a desidratação. O suco natural e a água de coco podem ajudar, de preferência os mais leves”, cita.

Segundo o nutrólogo Flávius Marinho Vieira, da Unimed BH, é importante o folião já sair de casa alimentado. “Tomar um café da manhã reforçado. No horário das refeições dar preferência para comidas mais leves”, Conclui.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️ #Cruzeiro: Deportivo Lara joga daqui a pouco pelo Campeonato Venezuelano. Duelo contra a Portuguesa, em casa. No… https://t.co/koiGcECV7D

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O relator do caso destacou que a responsabilidade civil do homem decorre do fato de que ele sabia ser soropositivo e mesmo assim mantinha relações extraconjugais, sem o conhec...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    As vítimas estavam na mesma moto e em um cruzamento foram atingidas pelo carro dirigido pelo ex-patrão

    Acessar Link