Auto Truck CPM Interno

Notícias

Campeonato Mineiro pode ter nova fórmula em 2020; diretor de competições da FMF explica

Por Redação, 06/09/2019 às 19:05
atualizado em: 06/09/2019 às 19:19

Texto:

Foto: Bruno Cantini/Atlético
Bruno Cantini/Atlético

O Campeonato Mineiro pode sofrer mudança no formato no ano que vem. A TV Globo, que detém os direitos de transmissão, fez uma consulta às federações com o intuito de ‘padronizar’ a fórmula de disputa dos estaduais de Minas e do Rio Grande do Sul com o Carioca. Assim, o Mineiro seria disputado em 2020 em dois turnos, que teriam semifinal e final em jogo único, e os campeões de cada turno se enfrentariam na finalíssima.

Neste formato sugerido pela TV, o Campeonato Mineiro passaria a ser disputado em 17 datas, uma a mais do que o formato realizado pela Federação Mineira de Futebol (FMF) nos dois últimos anos.

“Houve uma consulta da TV para as federações de Minas, Rio e Rio Grande do Sul sobre a fórmula de disputa porque, como todo mundo sabe, por força da lei, o campeonato tem que ter a duração mínima de dois anos. Então, a cada dois anos a gente pode ter a mudança na fórmula de disputa. A gente tem a possibilidade de ter a alteração da fórmula de disputa (para 2020). A TV detentora dos direitos fez um estudo comercial e chegou à conclusão de que a fórmula mais interessante para a TV seria a do Rio de Janeiro, aquela que tem dois turnos, com semifinal e final em jogo único, e os campeões de cada um dos turnos se enfrentam na final do campeonato em jogos de ida e volta, o que dariam 17 datas”, explicou o diretor de competições da FMF, Leonardo Barbosa em entrevista à Itatiaia.

Ouça a reportagem de Rubens Junior

Em 2018 e 2019, o Campeonato Mineiro foi disputado com 12 clubes um turno único. Os oito melhores avançaram às quartas de final para jogo único. As semifinais e finais foram disputadas em duelos de ida e volta. Como a competição foi realizada por dois anos seguidos com o mesmo formato, conforme determina a Lei Pelé, em 2020 poderá ser feita a alteração.

Contudo, a decisão se a fórmula do Campeonato Mineiro será alterada ou não sairá no Conselho Arbitral, que será realizado em outubro com a presença de representantes dos clubes.

“Como essa consulta (da TV) é recente, considerando que a data para o Arbitral está se aproximando, ele será em outubro, com certeza a gente vai aumentar esse diálogo, essa é uma preocupação do presidente Adriano (Aro), ele já está fazendo contato com alguns clubes, conversando e a ideia é que a gente consiga sentar e discutir o que é melhor para os times de Minas. A gente tem que pensar sempre no melhor para o futebol mineiro”, disse Leonardo Barbosa.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    'Eu estou levando minha revolta para um lado de injustiça, eu preciso de uma resposta. Eu guardei tudo no quarto do bebê. Essa dor parece que não vai passar', completa.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O caso foi revelado em primeira mão pela rádio Itatiaia e repercute nacionalmente.

    Acessar Link