Unimed - Hospital Betim - Internas

Notícias

Campanha de Vacinação contra a gripe começa hoje; saiba quem deve se vacinar

Por Jacqueline Moura/ Itatiaia, 10/04/2019 às 07:08
atualizado em: 10/04/2019 às 13:21

Texto:

Foto: Agência EBC
Agência EBC

Começa nesta quarta-feira a Campanha de Vacinação contra a gripe em todo o país. Em Belo Horizonte, a vacina fica disponível nos 152 postos de saúde da capital até o dia 31 de maio.  A vacina imuniza a população contra três vírus da Influenza (H1N1, H3N2 e vírus influenza B). Em 2019, cerca de 870 mil pessoas devem ser vacinadas em BH, a meta é atingir 90% de cobertura vacinal. 

De acordo com o Ministério da Saúde, o público-alvo da campanha é constituído por trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, grávidas em qualquer período gestacional, mulheres com até 45 dias após o parto, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com condições clínicas especiais, jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e detentos. Neste ano, a campanha foi ampliada para crianças com idade entre um e seis anos, no ano passado foram vacinadas crianças somente até quatro anos de idade. 

“Devido ao risco que as crianças têm de complicações pelo vírus influenza, principalmente as pneumonias, foi necessária a ampliação da faixa etária para vacinação. No ano passado Belo Horizonte não cumpriu a meta vacinal para dois grupos: crianças e gestantes. Lembrando que as gestantes têm riscos mais elevados de complicações da gripe, principalmente nos últimos três meses de gestação e no primeiro mês após o parto,” detalha Gisele Nacur, coordenadora técnica de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de BH. 

A prefeitura de Belo Horizonte ainda destaca que além da vacinação contra a gripe será feita a atualização da caderneta de vacinação de crianças e gestantes. “Esse recado é muito importante para crianças e gestantes. Tem que levar o cartão de vacinas, isso porque quem estiver com vacina atrasada dentro desses dois grupos, vai poder tomar as vacinas que faltam e atualizar a caderneta de vacinação”, destaca Gisele. 

Em 2018, foram vacinadas mais de 790 mil pessoas Em Belo Horizonte. Já em 2017, foram mais de 770 mil vacinados. A vacina pode ser encontrada nos 152 postos de saúde da capital,  de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Após quase quatro horas de reunião com ministro, caminhoneiros descartam greve: https://t.co/mtdeuEaw9X https://t.co/5ooUqtD4nT

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Categoria ouviu a promessa de que o governo vai fiscalizar o cumprimento da tabela de preços mínimos para o frete rodoviário

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽ Em entrevista exclusiva à Itatiaia, Adriano Aro disse que não houve um único motivo para o desligamento de Giuliano Bozzano da chefia de arbitragem: “Foi uma soma de fatores”

    Acessar Link