Notícias

Brasil ganha 12 novos bilionários; 5 deles têm 50% do patrimônio dos mais pobres

Por Agência Estado, 22/01/2018 às 13:03

Texto:

Mesmo com a economia ainda patinando, o Brasil ganhou no ano passado 12 novos bilionários, segundo pesquisa realizada pela Oxfam, organização internacional não-governamental de combate à pobreza e desigualdade, Com isso, são hoje 43 bilionários no País. No mundo atualmente há 2,043 mil bilionários, sendo que nove entre dez são homens.

A pesquisa mostra ainda que o patrimônio somado dos bilionários brasileiros chegou a R$ 549 bilhões no ano passado, um crescimento de 13% em relação ao ano anterior. O levantamento diz que o Brasil tem hoje cinco bilionários com patrimônio equivalente ao da metade mais pobre da população brasileira.

O relatório foi lançado nesta segunda-feira, 22, antes do início da reunião anual do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. 

Do Brasil participarão, além do presidente Michel Temer, o ministro da Fazenda Henrique Meirelles; Luiz Carlos Trabuco, presidente do Bradesco; Candido Botelho Bracher, presidente do Itaú Unibanco, e Paul Bulcke, presidente da Nestlé.

O levantamento mostra ainda que de toda a riqueza gerada no mundo em 2017, 82% ficou com 1% da população.

O trabalho diz que tratar apenas da geração de novas empresas, mantendo as atuais condições precárias de trabalho, é "uma forma ineficiente de se eliminar a pobreza". 

A Oxfam recomenda que, para melhorar essa situação, seria necessário limitar os retornos a acionistas e altos executivos de empresas, acabar com as diferenças salariais por gênero, garantir que os ricos paguem uma cota justa de impostos e tributos e aumento dos gastos com serviços públicos, como de saúde e educação.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Coronel Lima sentou no sofá e tentou esconder celular após a chegada da Polícia Federal: https://t.co/kTok2y5lMq https://t.co/RGfdATSGQX

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O coronal é amigo do ex-presidente Michel Temer (MDB) há mais de 40 anos. A Operação Descontaminação, desdobramento da Lava Jato, afirma que o militar reformado da Polícia Mil...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    'O que levou a essa situação, pelo que parece, são os acordos políticos dizendo-se em nome da governabilidade', declarou o atual presidente

    Acessar Link