FUMEC - Processo Seletivo - Internas - 970x150

Notícias

Análise de amostras de seres humanos com suspeita de febre amarela está mais rápida

Por Redação , 24/01/2018 às 12:01

Texto:

A análise de amostras de seres humanos e macacos com suspeita de febre amarela está mais rápida em Minas. A equipe foi reforçada e o tempo de resposta, que era de dez dias em amostras de humanos, caiu para até quatro dias. 

O material é analisado em três laboratórios na sede da Fundação Ezequiel Dias (Funed), única instituição em Minas apta para fazer este tipo de procedimento. 

Já para o material dos macacos, o tempo de resposta pode chegar a 30 dias. Até hoje, foram recebidas duzentas e setenta amostras de pessoas. Cento e trinta já foram analisadas e outras 140 ainda não. 

“A gente tem um aumento muito grande da demanda de amostras nesta época do ano. E é um exame que não é ofertado pela rede privada, somente pela rede pública. Então, a gente neste momento faz um esforço muito grande para tentar liberar este resultado o mais rápido possível. explicou Marília Lima, bioquímica da Funed.

Ouça a reportagem completa da Itatiaia

A Funed também faz um alerta: muitos macacos estão aparecendo mortos no estado não por febre amarela, mas sim após sofrerem agressões. 

Algumas pessoas acabam matando os animais por acreditarem que eles são transmissores da doença – o que é errado. Somente os mosquitos transitem a febre amarela. 

Além disso, os macacos apontam onde estão os focos dos vírus da doença, pois são infectados antes que os humanos, já que vivem em áreas de florestas. Portanto, matá-los por ignorância ou crueldade só vai atrapalhar o combate à febre amarela.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️⚠️ENTREVISTA: Marques pede para que torcida do Atlético cobre dos jogadores no duelo contra Bahia:… https://t.co/QWFPdzWYxc

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Coordenador das categorias de base do Atlético e exercendo a função de diretor de futebol de forma interina até o final deste ano, o ex-jogador alvinegro foi entrevistado pelo...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Após vencer o Corinthians com um time misto, Raposa poderá ter mais mudanças para o confronto contra o Tricolor

    Acessar Link