Unimed Ago-Set Maxi Internas CPM

Notícias

Alerta: Tipo 2 da dengue volta a circular em BH; número de casos cresce em Minas Gerais

Por Jacqueline Moura/ Itatiaia, 06/02/2019 às 12:13
atualizado em: 06/02/2019 às 12:16

Texto:

Foto: Gercom CS
Gercom CS

Somente em janeiro deste ano, o número de casos de dengue em Minas Gerais cresceu mais de 500%. Dados da Secretaria Estadual de Saúde mostram que em janeiro de 2018 foram registradas 2.040 pessoas diagnosticadas com a doença, enquanto apenas no primeiro mês de 2019 são 12.323 casos. 

De acordo com Márcia Houteman, coordenadora do programa de controle de doenças transmitidas pelo aedes aegypti, da Secretaria Estadual da Saúde, Minas Gerais está em alerta: mais de 60 municípios tem alta incidência de dengue, principalmente nas regiões do triângulo mineiro e noroeste do estado. 

Em Belo Horizonte a situação também é preocupante, já que o tipo dois da dengue voltou a circular na cidade depois de nove anos. O alerta da Secretaria Municipal de Saúde da capital é para que as pessoas não deixem de cuidar das casas, locais onde são encontrados os principais criadouros do mosquito, principalmente nesta época do ano. 

“Já foram confirmados em Belo Horizonte 53 casos da dengue, mas ainda estamos na época de chuva e calor que pode fazer com que esse número aumente porque são condições bastante favoráveis para a criação do aedes”, destaca Fabiano Pimenta, subsecretário de vigilância à saúde da prefeitura de Belo Horizonte.

De acordo com o subsecretário, um levantamento feito pela prefeitura mostra que os principais focos do mosquito são copos descartáveis, potes de iogurte ou de margarina dentro das residências, além dos pratinhos de vasos de plantas.

“A população deve se conscientizar e evitar acumular locais para o desenvolvimento do aedes. No ano passado tivemos o tipo dois da dengue circulando na região de Venda Nova, o que nos preocupa. Milhares de pessoas não tiveram contato com a doença, por isso o organismo ainda não está imune, o que aumenta ainda mais as chances de disparar o número de casos de dengue. O ideal é combater os criadouros do mosquito”, alerta Fabiano Pimenta. 
 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Bolsonaro provoca presidente da OAB: 'Posso contar como o pai dele desapareceu' https://t.co/VL1QAuI1sI https://t.co/uO2itrIBJh

    Acessar Link