Notícias

Agosto Verde alerta população para câncer de linfoma

Por Jacqueline Moura/ Itatiaia, 13/08/2019 às 10:46
atualizado em: 13/08/2019 às 10:50

Texto:

Foto: Agência Brasil
Agência Brasil

O câncer pode acometer diferentes partes do organismo, sendo uma delas o sangue. Por isso, agosto é o mês reservado para falar sobre o combate ao linfoma. Esse tipo de câncer afeta o sistema linfático, um dos principais responsáveis pela defesa do organismo. O linfoma ocorre quando células, que deveriam nos proteger contra ameaças, se proliferam de forma descontrolada.

De acordo com o médico hematologista Guilherme Muzzi, existem dois tipos de linfomas: “São os linfomas de Hodgkin e linfomas não Hodgkin. As idades com picos para o aparecimento do linfoma de Hodgkin são de 20 a 30 anos de idade e de 50 a 60 anos. Já o linfoma não Hodgkin costuma aparecer entre 50 e 65 anos de idade. Os dois são predominantes em homens”, explica. 

Os sintomas da doença são aumento dos gânglios, febre, perda de peso, suor profuso noturno, anemia e baixa de plaquetas. “O tratamento é feito com quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e, em determinados casos, o transplante de medula óssea autóloga”, afirma o médico. 

Segundo o especialista, com o diagnóstico precoce da doença aumentam as chances de cura da doença, as chances variam entre 80 e 90%. Para evitar a doença, a orientação é optar por hábitos de vida saudável, como evitar o tabagismo e ter uma alimentação equilibrada.  

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de quatro mil pessoas morrem, por ano, por causa do linfoma no Brasil. Anualmente, são registrados 10 mil casos da doença. Nas últimas duas décadas a incidência de linfoma dobrou. 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    'Eu estou levando minha revolta para um lado de injustiça, eu preciso de uma resposta. Eu guardei tudo no quarto do bebê. Essa dor parece que não vai passar', completa.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O caso foi revelado em primeira mão pela rádio Itatiaia e repercute nacionalmente.

    Acessar Link