Unimed - Hospital Betim - Internas

Notícias

Abril Verde: mês de campanha de prevenção aos acidentes de trabalho 

Por Jacqueline Moura/Itatiaia, 03/04/2019 às 10:26
atualizado em: 04/04/2019 às 15:23

Texto:

Foto: Agência EBC
Agência EBC

Este mês tem a cor verde com o objetivo de conscientizar a população da importância de prevenção aos acidentes de trabalho. O “abril verde” foi escolhido em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, no ano de 1969. 

No Brasil, a cada 48 segundos acontece um acidente de trabalho. Segundo o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, entre 2012 e 2017, o país registrou 3,8 milhões de acidentes do tipo. Em Belo Horizonte, no mesmo período, foram notificados 54.657 acidentes de trabalho, sendo que as atividades econômicas mais envolvidas nesses episódios são atividades de atendimento hospitalar, construção de edifícios e  administração pública em geral. 

Cada empresa tem a missão de levar a conscientização aos trabalhadores sobre a necessidade da segurança no local de trabalho. “A campanha tem a finalidade de trazer a consciência relativa à saúde e segurança no ambiente de trabalho. A segurança depende de cada um de nós. Não adianta estabelecer rotina com condições de trabalho seguras e o trabalhador burlar isso”, explica a engenheira especialista em segurança do trabalho, Iara Guimarães.

Cabe às empresas investir em Segurança, em dispositivos de proteção, em fornecimento de EPIs e em campanhas de conscientização. "Mas se o trabalhador não se sentir responsável pela sua própria segurança, esse trabalho de prevenção não vai apresentar resultados positivos”, detalha. 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Após quase quatro horas de reunião com ministro, caminhoneiros descartam greve: https://t.co/mtdeuEaw9X https://t.co/5ooUqtD4nT

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Categoria ouviu a promessa de que o governo vai fiscalizar o cumprimento da tabela de preços mínimos para o frete rodoviário

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽ Em entrevista exclusiva à Itatiaia, Adriano Aro disse que não houve um único motivo para o desligamento de Giuliano Bozzano da chefia de arbitragem: “Foi uma soma de fatores”

    Acessar Link