Clique e ouça
Carregando ...
Apresentação
Brasil-logo-brasil

Brasil

Blogs e Colunas

Central de Áudio

Jornalismo

Goleada histórica deixa torcedores brasileiros indignados

Gols

Brasil 1 x 0 Sérvia, jogo amistoso realizado no Morumbi

Gols

Brasil 4 x 0 Panamá, jogo amistoso realizado em Goiânia

Artilharia

Neymar 14
Fred 6
Oscar 6
Hulk 3
3
Willian 3
David Luiz 2
Fernandinho 2
Thiago Silva 2
Bernard 1
Daniel Alves 1
Dante 1
Dedé 1
Hernanes 1
Leandro 1
Leandro Damião 1
Lucas 1
Luiz Gustavo 1
Maicon 1
Marcelo 1
Pato 1
Paulinho 1
Ramires 1
Réver 1
Robinho 1

Formação

Julio César - Daniel Alves - Thiago Silva - David Luiz - Marcelo - Luiz Gustavo - Paulinho - Oscar - Hulk - Neymar - Fred

Informações gerais

A Seleção Brasileira foi formada pela primeira vez em 20 de agosto de 1914. Fez seu primeiro jogo contra o Exeter City da Inglaterra, no campo do Fluminense Club Football, em 21 de julho daquele ano. Vitória para os brasileiros por 2 a 0, com o primeiro gol marcado por Oswaldo Gomes, do Fluminense. A equipe jogou ainda naquele ano em dois jogos contra a Seleção Argentina, sendo um amistoso em 20 de setembro e outro oficialmente, valendo a Copa Roca em 27 de setembro,11competição que visava a aproximar mais estes dois países.O Brasil venceu por 1-0 em Buenos Aires (gol de Rubens Salles), consagrando-se campeão do torneio,12 sendo esse o primeiro de vários títulos conquistados pela seleção Canarinho. O primeiro título relevante conquistado pela Seleção Brasileira foi o Campeonato Sul-Americano de 1919, atual Copa América,13 com Friedenreich marcando o gol do título sobre o Uruguai, no Estádio das Laranjeiras construído pelo Fluminense para esta ocasião, já que o governo brasileiro não tinha o dinheiro para financiar este evento internacional. Em 1922, o Fluminense ampliou o seu estádio e a Seleção Brasileira conquistou o segundo título relevante de sua história, o bicampeonato do Sul Americano de Seleções.

O Brasil é a única nação a ter se classificado para todas as edições da Copa do Mundo. Contudo, as participações iniciais do país estavam longe de serem bem sucedidas. Isso se deve à disputa interna do futebol brasileiro sobre o profissionalismo. Esse fato fez com que a Confederação Brasileira de Futebol fosse incapaz de convocar times com a força total. Em particular, disputas entre as federações estaduais de São Paulo e do Rio de Janeiro (as duas mais importantes da época) significavam que a seleção seria composta por jogadores vindos de apenas uma das federações.

Tanto na Copa de 1930, quando Preguinho marcou o primeiro gol da história da Seleção Brasileira em Copas do Mundo, na estreia contra a Iugoslávia, em que o Brasil perdeu por 2 a 1, quanto na de 1934, o Brasil foi eliminado logo na primeira fase. Mas 1938 era um sinal do que viria, uma vez que o Brasil terminou em um bom terceiro lugar, com Leônidas da Silva fazendo história e terminando a copa como artilheiro e melhor jogador.

Após esta última até 1950, as edições da Copa do Mundo foram canceladas devido à Segunda Guerra Mundial.


Títulos

Seleção Brasileira de Futebol é o time nacional do Brasil de futebol masculino, gerido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que representa o país nas competições de futebol organizadas pela CONMEBOL e pela FIFA. É o time mais bem-sucedido de futebol na história das Copas do Mundo, sendo a seleção nacional que mais vezes conquistou o Mundial com cinco títulos até então (19581962197019942002 ). Tendo conquistado um total de 71 títulos internacionais oficiais a nível profissional e de seleções de base, sendo um recorde mundial. Um lema comum da seleção nacional do Brasil é: Os ingleses o inventaram, mas os brasileiros o aperfeiçoaram.6 . O Brasil é consistente entre as nações mais fortes de futebol do planeta e é a única equipe a ter jogado em todas as copas do mundo.7

Outras conquistas incluem o octacampeonato da Copa América7 (1919192219491989199719992004 e 2007) e o tricampeonato da Copa das Confederações (19972005 , 2009 e 2013). Seleções rivais notórias incluem a Argentina8 , sobretudo pelos questionamentos acerca de quem teria sido o melhor da história — se Pelé ou Maradona9 — e a França, sobretudo após a Copa do Mundo FIFA de 1998, vencida pelos franceses em cima dos brasileiros10 e a Copa de 2006, em que a seleção francesa venceu a brasileira nas quartas de final por 1x0 — decretando assim a sua eliminação — e a Seleção Uruguaia de Futebol com quem já disputou jogos históricos em copas do mundo, como a final da copa de 1950 e a semifinal da Copa de 1970, além de outras decisões de Copas Américas e de categorias de base.


Ouvindo: