Clique e ouça
Carregando ...
Apresentação
America-mineiro

América

Blogs e Colunas

Central de Áudio

Gols

América 2 x 2 Sport pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro 2016

Gols

Grêmio 3 x 0 América pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro 2016

Gols

América 0 x 1 Flamengo pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro 2016

Artilharia

Formação

João Ricardo; Jonas, Alison, Sueliton e Gilson; Leandro Guerreiro, Juninho, Pablo, Matheusinho e Osman; Michael

Informações gerais

O América Futebol Clube foi fundado em 30 de abril de 1912, por um grupo de garotos da elite mineira, quase todos estudantes do "Gymnasium Anglo-Mineiro", onde as aulas eram dadas em inglês por professores, em sua maioria, norte-americanos.

O nome do clube foi escolhido por sorteio. Entre as opções estava "América Foot-ball Club", em homenagem aos Estados Unidos da América, dos quais os meninos eram fãs, por influência das histórias contadas por seus professores, apesar de vários deles, inclusive Afonso Silviano Brandão (sobrinho do "presidente" do Minas Gerais, Bueno Brandão – na época, os estados possuíam presidentes e não governadores), serem torcedores do América FBC, do Rio de Janeiro.

O time de futebol foi criado um ano antes da fundação do clube. Essa equipe, que não tinha nome, durou pouco menos de seis meses. Ela foi desfeita por causa dos estudos intensos no segundo semestre. Porém, um ano depois, os garotos se reuniram novamente e decidiram recriar o clube naquela mesma data. 

A reunião para a escolha do nome ocorreu em maio, nos porões da casa de Adhemar de Meira. As sugestões foram colocadas dentro do chapéu pertencente a Aureliano Lopes Magalhães, e o nome foi retirado pela pequena Alda Meira, que depois se tornaria uma das mais importantes damas de nossa sociedade. As cores verde-branca foram escolhidas também por sorteio. 

Sua diretoria já havia sido escolhida em reunião anterior, na casa do senhor José Gonçalves, pai de um dos meninos, Secretário de Estado da Agricultura e um dos fundadores e primeiro Secretário do Sport Club (primeiro clube de futebol de Minas Gerais).

Em setembro 1913, o Minas Geraes, clube fundado na mesma data, foi extinto. O presidente de honra dos dois clubes, então prefeito de Belo Horizonte, resolveu ceder ao América o patrimônio do Minas Geraes: um campo de futebol com suas traves.

O clube era composto por crianças de 13 e 14 anos, e disputava jogos com garotos da mesma faixa etária. Na mesma época, devido a uma “desinteligência” no Atlético Mineiro, todos os seus presidentes até aquela data e três de seus fundadores, além de meio time, se afastaram e pediram suas inscrições no América.

Os meninos que torciam por aqueles atletas fizeram uma reunião para que o estatuto fosse mudado. Houve discordância e vários dos fundadores americanos saíram, mas o clube se tornou time de adultos, com atletas de Atlético e Minas Geraes. Os meninos americanos passaram a formar o segundo time. Em homenagem aos seus novos integrantes, o América decidiu substituir os calções brancos por calções negros, tornando-se tricolor a partir de 1913.

Títulos

1916 à 1925 - Decacampeão mineiro

1948 - Campeão Mineiro

1957 - Campeão Mineiro

1971 - Campeão Mineiro

1993 - Campeão Mineiro

1997 - Campeão Brasileiro (Série B)

2000 - Campeão da Copa Sul Minas

2001 - Campeão Mineiro

2005 - Campeão da Taça Minas Gerais

2008 - Campeão Mineiro (Módulo II)

2009 - Campeão Brasileiro da Série C

2016 - Campeão Mineiro

Ouvindo: