Eleições 2018

O que preciso levar para votar?

Para votar no dia das eleições o eleitor deve possuir em mãos um documento oficial de identificação com foto. São aceitos: via digital do título (e-Título) do eleitor que já tenha feito a coleta dos dados biométricos; carteira de identidade, passaporte ou outro documento oficial com foto de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei; certificado de reservista; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação. Não serão aceitos certidão de nascimento ou de casamento. Possuir o título eleitoral em mãos ou através do aplicativo e-Título facilita encontrar o local de votação.

Segunda via do título eleitoral

O eleitor que deseja requerer a segunda via do título pode fazê-lo até o dia 27 de setembro (quinta-feira) se estiver em seu domicílio eleitoral. O prazo para emissão de segunda via fora do domicílio eleitoral já foi encerrado. Para realizar a solicitação, é necessário comparecer ao cartório eleitoral em que está inscrito e portar os seguintes documentos: um documento de identidade (Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, carteiras emitidas por órgãos reguladores de profissão, certidão de nascimento ou de casamento) e comprovante de endereço recente.

Para justificar

No dia das eleições, o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 8h às 17h. Para justificar no dia da eleição, o eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação (são aceitos os mesmos documentos listados no item “Documentos para votar”) e o formulário de justificativa preenchido.

Se o eleitor não justificar no dia das eleições, tem até 60 dias para fazê-lo (até 6 de dezembro de 2018, com relação ao primeiro turno, e até 27 de dezembro de 2018, com relação ao segundo turno), em qualquer cartório eleitoral, apresentando documento que justifique a ausência (por exemplo, atestado médico). Caso não tenha votado porque estava no exterior, o eleitor tem até 30 dias, a contar do seu retorno ao Brasil, para justificar, e deve apresentar cópia do documento oficial de identificação e comprovante dos motivos alegados para justificar a impossibilidade do exercício do voto.

Fique por dentro das notícias das Eleições 2018

#ItatiaiaNasRedes

RadioItatiaia

Tesouro Nacional diz que 14 estados superam limite de gastos com pessoal. - https://t.co/TaIdiSDUxP https://t.co/rV0tjqeXBM

Acessar Link

RadioItatiaia

Assista ao vídeo enviado por nossos ouvintes. Clique! https://bit.ly/2qJuUAu

Acessar Link

RadioItatiaia

Muita gente foi pega de surpresa nesta quarta-feira. E você, já sabia?

Acessar Link