Eleições 2018

O que preciso levar para votar?

Para votar no dia das eleições o eleitor deve possuir em mãos um documento oficial de identificação com foto. São aceitos: via digital do título (e-Título) do eleitor que já tenha feito a coleta dos dados biométricos; carteira de identidade, passaporte ou outro documento oficial com foto de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei; certificado de reservista; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação. Não serão aceitos certidão de nascimento ou de casamento. Possuir o título eleitoral em mãos ou através do aplicativo e-Título facilita encontrar o local de votação.

Segunda via do título eleitoral

O eleitor que deseja requerer a segunda via do título pode fazê-lo até o dia 27 de setembro (quinta-feira) se estiver em seu domicílio eleitoral. O prazo para emissão de segunda via fora do domicílio eleitoral já foi encerrado. Para realizar a solicitação, é necessário comparecer ao cartório eleitoral em que está inscrito e portar os seguintes documentos: um documento de identidade (Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, carteiras emitidas por órgãos reguladores de profissão, certidão de nascimento ou de casamento) e comprovante de endereço recente.

Para justificar

No dia das eleições, o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 8h às 17h. Para justificar no dia da eleição, o eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação (são aceitos os mesmos documentos listados no item “Documentos para votar”) e o formulário de justificativa preenchido.

Se o eleitor não justificar no dia das eleições, tem até 60 dias para fazê-lo (até 6 de dezembro de 2018, com relação ao primeiro turno, e até 27 de dezembro de 2018, com relação ao segundo turno), em qualquer cartório eleitoral, apresentando documento que justifique a ausência (por exemplo, atestado médico). Caso não tenha votado porque estava no exterior, o eleitor tem até 30 dias, a contar do seu retorno ao Brasil, para justificar, e deve apresentar cópia do documento oficial de identificação e comprovante dos motivos alegados para justificar a impossibilidade do exercício do voto.

Fique por dentro das notícias das Eleições 2018

#ItatiaiaNasRedes

RadioItatiaia

Bolsonaro provoca presidente da OAB: 'Posso contar como o pai dele desapareceu' https://t.co/VL1QAuI1sI https://t.co/uO2itrIBJh

Acessar Link

RadioItatiaia

'Eu estou levando minha revolta para um lado de injustiça, eu preciso de uma resposta. Eu guardei tudo no quarto do bebê. Essa dor parece que não vai passar', completa.

Acessar Link

RadioItatiaia

O caso foi revelado em primeira mão pela rádio Itatiaia e repercute nacionalmente.

Acessar Link