Notícias

Em jogo emocionante, Vasco vence Novo Aarão Reis e é campeão da Copa Itatiaia Kaiser

Festa em Esmeraldas! O Vasco conquistou a 58ª Copa Itatiaia Kaiser, o maior torneio de futebol amador do Brasil, ao vencer o Novo Aarão Reis, de Belo Horizonte, por 3 a 2 na tarde deste domingo, no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. É o terceiro título vascaíno no torneio, já que foi campeão também nos anos 2007/2008 e 2013/2014. O clube recebe R$ 15 mil como preêmio.

Com uma sensação términa superior a 30°C em campo, as duas equipes sentiram o forte calor também das arquibancadas, que receberam mais de 5 mil torcedores. O dia de festa começou com uma apresentação da banda cultura racional. Em seguida, houve a entrega dos troféus para os destaques da competição e a execução do Hino Nacional.

                        Matheus Oliveira/Itatiaia

O Vasco começou um pouco melhor e na metade do primeiro tempo já vencia por 2 a 0. O primeiro gol foi marcado aos 17 minutos. O lateral-esquerdo Michel cruzou da esquerda e o centroavante Luiz cabeceou para a rede.

                        Matheus Oliveira/Itatiaia

A torcida do Novo Aarão Reis reagiu gritando “eu quero é raça do time todo”, mas os esmeraldenses é que conseguiram mais um gol. Na direita, o lateral Tales foi à ponta e tocou rasteiro para o atacante Lili, que dominou na área e bateu cruzado, rasteiro, no canto direito de Clécio, aos 21.

Devido ao forte calor, houve parada técnica para que as duas equipes descansassem e pudessem se reidratar. Na volta, o Novo Aarão Reis equilibrou o jogo, mas tinha dificuldade para criar oportunidades. O Vasco contava com a habilidade de Lili e a boa movimentação de Luiz, que frequentemente encontrava espaço na defesa adversária.

Segundo tempo

A equipe de BH conseguiu diminuir aos 6 minutos, quando o zagueiro Maxuel aproveitou rebote do goleiro Thiago e, na entrada da pequena área, mandou para a rede. Só que a resposta dos esmeraldenses foi imediata. Dois minutos depois, Danielzin arriscou da intermediária e acertou o canto direito do goleiro Clécio para marcar o terceiro do Vasco.

                        Matheus Oliveira/Itatiaia

Luiz quase fez mais um em chute forte da entrada da área, mas o arqueiro rival mandou para escanteio. O goleiro Thiago também mostrou trabalho em um ataque importante do Novo Aarão Reis. Só que aos 35, não teve jeito. Thiago conseguiu diminuir aproveitando uma bola na pequena área e colocou fogo no jogo.

Os belohorizontinos fora para o ataque em busca do empate, o que levaria a decisão para os pênaltis. Aos 46, Léo Max cabeceou com perigo à direita da meta vascaína. O Vasco respondeu no último lance do jogo com uma bela jogada de Rondineli que terminou com um chute na trave.

Campanha

Após um início irregular, a equipe conseguiu a classificação no fim do último jogo da primeira fase, o que é considerado pelo seu técnico, Jarrão, o momento divisor de águas da equipe de Esmeraldas no torneio. O Vasco se classificou em segundo lugar no Grupo 4 da Chave Metropolitana, com a mesma pontuação do terceiro, o Pedra Branca, mas levando a melhor no número de gols marcados: 5 contra 3. Na partida derradeira da primeira fase, Vasco e Pedra Branca se enfrentaram, e o time de Ribeirão das Neves levava a melhor por 2 a 0, o que dava a vaga a ele, mas o Vasco diminuiu nos acréscimos, o que lhe deu a vantagem naquele critério.

Campanha: Vasco 1x1 Retiro, Valência 2x3 Vasco e Vasco 2x1 Pedra Branca, na fase de grupos; nas quartas de final da chave, Vasco 2x1 Novo Cristina; nas semifinais da chave,Vasco 1x0 Retiro; e na final da chave, Vasco 2x0 Imperial.

Novo Aarão Reis

No ano passado, a equipe da região Norte de BH já havia feito boa campanha, ao ficar com o vice-campeonato da Chave BH. Em 2019, chegou mais longe e recebeu como prêmio R$ 7,5 mil.

                        Gabriel Rezende/Itatiaia

Novo Aarão Reis 2x3 Vasco

Novo Aarão Reis: Clécio; Marlin (Humbertinho), Lucas, Maxuel e Rogin; Rithieli (Thiago), Fofão (Leomax), Abel e Rivierson (Diego); Allane Deivinho (Guele). Técnico: Felipe

Vasco: Thiago; Thales (Marabá), Adonai (Shurek), Alex Lelé e Michel  (Telé); Fumo, Alanzinho, Lili, Ramon e Danielzin (Rondineli) Luiz. Técnico: Vandinho

Gols: Luiz (17’/1ºT), Lili (21’/1ºT), Maxuel (6’/2ºT), Danielzin (8’/2ºT) e Thiago (35’/2ºT)

Motivo: final da 58ª Copa Itatiaia Kaiser
Data e horário: 13 de janeiro de 2019, domingo, às 16h
Local: Estádio Municipal Castor Cifuentes, em Nova Lima (MG)

Público: 5.299 ingressos trocados

A Copa Itatiaia Kaiser é um oferecimento da Cemig e conta com os patrocínios de KaiserSupermercados BH e Saudali.