System.Collections.Generic.List`1[Site.ViewModels.BannerTopoViewModel]
Ursula Nogueira

Coluna da Ursula Nogueira

Veja todas as colunas

Mais notícias

Aí, sim, fomos surpreendidos novamente

Nesta semana, fomos pegos de surpresa com a notícia de que a Polícia Militar divulgou uma nota que vetava a realização de grandes jogos no estádio

16/03/2017 às 04:21
Aí, sim, fomos surpreendidos novamente

Nesta semana, fomos pegos de surpresa com a notícia de que a Polícia Militar divulgou uma nota que vetava a realização de grandes jogos no estádio Independência.

De acordo com o documento elaborado pelo Comando de Policiamento Especializado da PM, o Atlético está proibido de jogar diante de sete adversários no Horto: Cruzeiro, Corinthians, São Paulo, Flamengo, Internacional, Sport e Atlético-PR.

Em entrevista ao repórter Oswaldo Diniz, o Comandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar, Gianfranco Caiafa, disse que o laudo emitido foi baseado nas questões de segurança pública: “Verificamos ao longo desses dois anos que alguns jogos realmente ficam muito difíceis de serem realizados ali [no Independência] por causa do impacto, tanto na segurança pública quanto na comunidade do bairro, que sofre demais”.

Gianfranco ainda citou o jogo entre Atlético e São Paulo na Libertadores de 2016: “Para se chegar com a torcida do São Paulo, nós precisamos fechar o Horto por meia hora. Aí você fechando a Avenida Silviano Brandão, você atrapalha os bairros Sagrada Família, Santa Tereza e Floresta, além das avenidas Cristiano Machado e Andradas. Mas precisa porque são torcidas inimigas”. Devemos pensar também que essa atitude não foi tomada do nada. Eu não quero nem imaginar o que acontece em dias de grandes jogos nessas ruas. O coro deve correr solto. Pra ser elegante.

Confesso que concordo com ele em alguns pontos. A chegada ao Independência é muito complicada. E são vários os questionamentos: por que só agora? O Independência foi construído para receber a Caldense, Bahia, Paraná e Joinville? O trânsito no entorno do Horto só passou a ser problema em 2017? Aliás, o trânsito é afetado pela presença da torcida rival ou pela lotação do jogo? Quem irá arcar com os possíveis prejuízos envolvendo o contrato do Atlético e da BWA? O Estado? Aquele que declarou calamidade financeira?

O Independência foi transformado em uma arena multiuso há cinco anos. É inadmissível pensar que ele não está apto para receber grandes jogos de Campeonato Brasileiro ou Libertadores. Claro, desde que se obedeça a carga de público, para mandante e visitante.

E para ficarmos mais pasmos ainda, o laudo também afetou o Mineirão. Um estádio que já comportou 130 mil torcedores, teve sua capacidade reduzida para 61.876 lugares. Até o último jogo de 2016 realizado no Gigante da Pampulha, a capacidade era de 63.876. Ou seja: menos dois mil torcedores no estádio.

E aí aparece mais uma pergunta: na Copa do Mundo de 2014 a capacidade era de 68 mil pessoas. Quer dizer que para um evento Fifa, com relevância mundial, a segurança pública não era prioridade?

Com todo respeito, uma “canetada” não pode prejudicar clube, administradoras e torcedores. Espero que na reunião da próxima semana, o bom senso prevaleça. Pelo bem do futebol e do torcedor mineiro. #oremos

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Batida entre Gol e carreta deixa dois mortos na BR-381- https://t.co/1jfhVF9czx https://t.co/MJg1qGuhyo

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Cruzeiro encaminha empréstimo do equatoriano Caicedo para o Barcelona, de Guayaquil: https://t.co/RWBrAwFIWJ https://t.co/wgGoGDpgSa

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    A Itatiaia está chamando! É hora da Jornada Esportiva com o timaço da Rádio de Minas!

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Além de dar notícia de tudo, estamos dando um apartamento da Precon Engenharia também! 😱 Leia o regulamento, participe e concorra: www.itatiaia.com.br/apepravoce

    Acessar Link