351 Dias para Copa
Ursula Nogueira

Coluna da Ursula Nogueira

Veja todas as colunas

Fábio ou Rafael? A dúvida de Mano Menezes...

Fábio ou Rafael? A dúvida de Mano Menezes...

06/04/2017 às 08:42
Fábio ou Rafael? A dúvida de Mano Menezes...

O Cruzeiro anunciou nessa quarta-feira (5) o retorno do goleiro Fábio aos gramados. Após oito meses afastado, se recuperando de grave lesão no joelho direito, Fábio está confirmado para a partida contra o Democrata de Governador Valadares, domingo, 11h, no Mineirão, pelo Campeonato Mineiro.

Fábio rompeu o ligamento do joelho direito em agosto de 2016, no empate por 2 a 2 com o Coritiba pelo Campeonato Brasileiro. Foram mais de cinco mil horas sem ouvir “P&%$#... É o melhor goleiro do Brasil, Fábio!” e agora, ele não vê a hora de entrar em campo e comemorar com a torcida.

A história do camisa 1 com o clube celeste é inquestionável. Só pra se ter uma ideia, dos 883 jogos disputados por ele na carreira, 705 foram vestindo a camisa do Cruzeiro. Ainda assim, o goleiro é amado por uns e odiado por outros.  Para uns, é ídolo. Para outros não passa de um bom goleiro. Mas se nem Jesus Cristo agradou a todos, não será o goleiro que conseguirá este feito.

Assumir o posto do Fábio não é fácil! Rafael deu conta do recado e vai escrevendo sua história dia após dia na Toca da Raposa. Aos 27 anos, Rafael entrou para a lista dos 20 goleiros que mais jogaram pelo Cruzeiro: 79 partidas desde 2008. Você fez o seu trabalho muito bem feito, Rafael. Merece elogios.

Fábio não perdeu a titularidade porque estava mal tecnicamente, mas, sim, por causa de uma lesão. O caminho natural é que ele volte a usar a braçadeira de capitão e assuma o gol. Particularmente, não gosto que a braçadeira fique com o goleiro. 

Capitão precisa estar mais próximo aos jogadores, ali, no meio de campo pra ter mais interação com os colegas. Tem que ficar atento ao lance e correr o tempo todo. Ficar debaixo da trave não facilita esta comunicação.  Acredito que não seja o momento de perder ou ganhar posição no time, trata-se apenas de uma transição. Concordo que a fase de Rafael é maravilhosa: em 2017 foram 17 jogos disputados e apenas 10 gols sofridos Em 2016, ele defendeu três de quatro pênaltis cobrados. Chega ser uma “covardia” tirar a titularidade do “menino” de Coronel Fabriciano. Por outro lado, há parte da torcida que acredita que, pela coerência, Fábio é o dono do gol.

Mano Menezes terá esta difícil (e boa) missão de escolher o titular. Sorte a dele (ou não)! Que treinador não gostaria de ter uma dúvida destas? O certo é que nesta história quem está tranquilo é o torcedor cruzeirense, que com Fábio ou Rafael, tem a garantia de boas defesas em campo.

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Bravo brilha nos pênaltis, Chile passa por Portugal e vai à final na Rússia: https://t.co/hjg08EwPV4 https://t.co/ZNnljZRggH

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Bravo brilha nos pênaltis, Chile passa por Portugal e vai à final na Rússia: https://t.co/hjg08EwPV4 https://t.co/ZNnljZRggH

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    "Imagine como está a continuidade das diversas investigações pelo País".Segundo Lima, na operação Lava Jato "a equipe da polícia foi significativamente reduzida". O procurador...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    "Não cabe à Câmara dos Deputados impedir a admissibilidade (da denúncia). O PSDB precisa de uma atitude independente em relação ao governo Temer".

    Acessar Link