Ursula Nogueira

Coluna da Ursula Nogueira

Veja todas as colunas

Que venham as quartas de final!

Em mata-mata de Libertadores não há jogo bom ou ruim, há classificação e eliminação. É isso que vale ao final dos 180 minutos! E o Cruzeiro está classificado

30/08/2018 às 07:02
Que venham as quartas de final!

Foi uma noite para testar os corações dos cruzeirenses! Na última quarta-feira (29), o Cruzeiro recebeu o Flamengo, no Mineirão, com casa cheia: 52.706 torcedores presentes. O Rubro-Negro venceu a partida por 1 a 0, com gol de Léo Duarte, aos 24 minutos do segundo tempo. De nada adiantou o placar, já que o Cruzeiro mantinha a vantagem por ter vencido a primeira partida por 2 a 0, no Maracanã. Ao final da partida, festa da nação azul no Gigante da Pampulha.

Há torcedores que não ficaram satisfeitos com o resultado ou com o desempenho do time dentro de campo e acabaram esbravejando nas redes sociais. Convenhamos: em mata-mata de Libertadores não há jogo bom ou ruim, há classificação e eliminação. É isso que vale ao final dos 180 minutos! E o Cruzeiro está classificado! Curtam este momento! 

Este ano a final ainda será disputada em dois jogos. Já em 2019, tem um novo formato. Diferentemente de todos esses anos anteriores, a Libertadores terá final única. A decisão será dia 23 de novembro, no Estádio Nacional, em Santiago, no Chile. Há quem aprove esse novo formato e quem desaprove. Particularmente não acho que condiz com o clima da competição. Qual a graça de se levar uma final para um estádio neutro? Quem serão as pessoas que estarão lá no dia do espetáculo?

Talvez a Conmebol pouco se importe com estas respostas, afinal, o que vale é o dinheiro que será arrecadado, mas para os clubes não consigo enxergar nenhuma vantagem. Estão tentando implementar um formato que já acontece na Europa, mas a realidade sul-americana é completamente diferente. Enfim, Conmebol sendo Conmebol. 

Voltemos à realidade.... 

O próximo desafio do Cruzeiro na Libertadores são as quartas de final, que, de acordo com o cronograma da Conmebol, serão realizadas nos dias 19 de setembro e 03 de outubro. O adversário será conhecido na noite desta quinta-feira (30). Caso enfrente o Boca Juniors, o time celeste fará a segunda partida no Mineirão. Se pegar o Libertad, a decisão será fora de casa. 

Não há receita mágica ou um guia de boas práticas para se conquistar uma competição com um peso tão grande como a Libertadores, mas há algo que o Cruzeiro tem e precisa buscar ainda com mais força: a arquibancada. 

É clichê, mas é a mais pura verdade: o torcedor é o 12º jogador. É dele que sai o grito que empurra o time no gramado.

Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro E.C.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    A história do adolescente que teve o processo de adoção interrompido por ser homossexual: https://t.co/VudaqW0qTO https://t.co/iBpfxM2LQC

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    🌩️ Vizinhos confirmaram ao repórter Oswaldo Diniz que a mãe era muito religiosa. Por isso, eles acreditam que Cristina segurava um terço no momento da tragédia.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Prefeito Kalil assume culpa por mortes na Vilarinho e promete: 'Não vai ficar assim'. - https://bit.ly/2OMZN0C

    Acessar Link