351 Dias para Copa
Mateus Castanha

Coluna do Mateus Castanha

Veja todas as colunas

Ah, se ele quisesse mais...

Ah, se ele quisesse mais...

09/05/2017 às 09:03
Ah, se ele quisesse mais...

Sempre que vejo o Cazares jogar, tenho dois sentimentos distintos. O primeiro é pura admiração. Em tempos de um futebol tão físico, tático e muitas vezes pragmático, é bom demais ver um meia com um talento natural tão grande. A bola adora aquele equatoriano com cara de menino, que retribui tratando-a com uma intimidade que poucos têm.

Parte dessa qualidade apareceu de novo na finalíssima do Mineiro. Cazares entrou no segundo tempo, justamente no momento em que o Cruzeiro era melhor e flertava perigosamente com a meta de Victor. Àquela altura do jogo, um gol celeste poderia significar para o Atlético a perda do título em pleno Independência.

Logo em seu primeiro lance, o camisa 10 recebeu na direita, passou como quis por dois marcadores, foi à linha de fundo e bateu forte para o meio da área. Por muito pouco Fred não empurrou para as redes. Minutos depois, ele recebeu de Marcos Rocha e rolou na medida para Elias invadir a área e fuzilar Rafael, matando o confronto. Ainda que não tenha sido o melhor em campo, Cazares teve papel relevante para mais uma conquista atleticana.

Mas saber jogar muita bola não é garantia de tudo. Em pouco mais de um ano de Galo, o equatoriano também já mostrou algumas facetas incompatíveis com um jogador de primeira linha. E é aí que entra meu segundo sentimento em relação a ele: irritação. Me incomoda demais ver um cara tão talentoso sabotando uma carreira promissora por falta de foco na profissão e de orientação correta.

Cazares é meio destrambelhado e se preocupa muito pouco em preservar a própria imagem. Ele já transmitiu ao vivo no Twitter uma festa regada a cerveja, teve ‘nudes’ vazadas, aparecia com relativa frequência em fotos festivas enquanto se recuperava de uma grave lesão muscular no ano passado, além de ter sumido sem dar notícias ao clube depois de servir à seleção de seu país pelas Eliminatórias da Copa. É muita coisa para tão pouco tempo.

Dentro de campo ele também tem suas falhas. Não são raros os momentos em que o meia se desliga completamente do jogo, dando a impressão de estar num lugar muito distante do campo de futebol. Em outros, adota um ar meio blasé, deixando de ser competitivo e comprometendo o funcionamento do time. Por essas e outras, hoje é reserva. E ainda que a torcida goste muito dele – e realmente gosta – pouca gente questiona a opção de Roger.

Outro dia meu amigo e colega de Itatiaia Rômulo Ávila soltou uma frase que resume bem essa situação: ‘Se o Cazares tivesse 30% da vontade do Otero, seria titular em time de ponta da Europa’. E é verdade. Enquanto o venezuelano compensa a técnica limitada se matando no gramado, o outro muitas vezes acha que tudo vai acontecer por inércia. E logicamente não vai.

Engraçado é que os dois estrangeiros do Galo têm trajetórias bem parecidas. Ambos são jovens (24 e 25 anos), nasceram em países com pouca tradição no futebol, vieram de times pequenos – Banfield-ARG e Huachipato-CHI – e ganharam em Belo Horizonte a grande chance de suas carreiras. Que Cazares se espelhe no seu amigo venezuelano e não desperdice seu indiscutível dom de jogar bola por falta de foco e de comprometimento.

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    STF retoma julgamento sobre validade de delações premiadas da JBS; assista ao vivo: https://t.co/WIDc26QlwS https://t.co/wN73KuO2yt

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Jogadores do @americamg vestiram a camisa da campanha contra o trabalho infantil. (Via @emersonromano) https://t.co/q9dxFsJVCk

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    "Imagine como está a continuidade das diversas investigações pelo País".Segundo Lima, na operação Lava Jato "a equipe da polícia foi significativamente reduzida". O procurador...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    "Não cabe à Câmara dos Deputados impedir a admissibilidade (da denúncia). O PSDB precisa de uma atitude independente em relação ao governo Temer".

    Acessar Link