System.Collections.Generic.List`1[Site.ViewModels.BannerTopoViewModel]
Léo Figueiredo

Coluna do Léo Figueiredo

Veja todas as colunas

Brasil de olhos fechados para a América do Sul

"O pior cego é o que não quer enxergar. Mas também tem o que enxerga e só não sabe o que é"

10/08/2017 às 08:40
Brasil de olhos fechados para a América do Sul

Na última segunda-feira (07), tivemos o amistoso entre Barcelona e Chapecoense, na disputa do Troféu Joan Gamper, no Camp Nou, em Barcelona. Valeu muito mais pelas belas homenagens prestadas à Chape do que pelo jogo em si.

Mas enquanto eu acompanhava o passeio do time catalão, me peguei (mais uma vez!) refletindo sobre o abismo técnico que existe entre o futebol europeu e o futebol brasileiro.

É claro que a diferença econômica gritante decide a favor dos europeus que podem contar com os melhores jogadores e, consequentemente, com melhor nível de futebol. Ok. Entendo perfeitamente.

Mas por que isso não acontece com o futebol brasileiro em relação à América do Sul? No Brasil, os salários dos atletas são muito maiores do que na Argentina, Colômbia e Uruguai, por exemplo. Entretanto, o futebol brasileiro não nada de braçada na Libertadores e na Copa Sul-Americana. As eliminações precoces de Atlético, Palmeiras e Flamengo, tidos e havidos como mais valiosos, comprovam bem isso.

Será que os jogadores estrangeiros não conseguem jogar aqui? Ou será que não sabemos utilizá-los?

A mesma reflexão se vale para treinadores que tiveram sucesso fora do Brasil, mas quando treinam equipes brasileiras têm enorme dificuldade.

O que falta para europeizarmos a América do Sul a nosso favor? Mais talento nos países vizinhos ou competência do Brasil para saber utilizar os "pés de obra" estrangeiros?

Na minha opinião, faltam capacidade, paciência e conhecimento dos comandantes para acolher e desenvolver os talentos sul-americanos. Falta visão para descobrir e garimpar talentos que custariam bem menos que jogadores repatriados com pouco interesse em bola e muito em dinheiro.

Mas a bola não para de rolar. E, pelo jeito, sempre para o mesmo caminho.

Foto: Divulgação

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Elias admite atuações irregulares, mas critica análises baseadas em números: https://t.co/jwd6p8y8kX https://t.co/ECIrPGr73d

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Daqui a pouco, tem o Programa Bastidores, com @joaovitorxavier. Fique ligado! https://t.co/37jt2A4PGZ

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Paulinho não é patinho feio Volante tem muitas ressalvas na Espanha, mas pode dar certo no Barcelona. Confira na coluna de Léo Figueiredo:

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Governo não abre mão de idade mínima e transição na Previdência, diz secretário: http://bit.ly/2uMJ5t7

    Acessar Link