353 Dias para Copa
José Lino Souza Barros

Coluna do José Lino Souza Barros

Veja todas as colunas

Tempo bom, tempo ruim

Tempo bom, tempo ruim

19/06/2017 às 10:47

Se fosse os anos 90, talvez o menino estivesse jogando bola com os vizinhos no meio da rua. Enquanto isso os adolescentes e jovens, também nas calçadas, estariam conversando entre si, da mesma forma que os adultos estariam nos bares tomando cerveja, batendo papo e ouvindo música de fossa. Mas são os anos 10 do século XXI, em sua segunda metade. Não existe segurança para criança alguma brincar na rua durante o dia, muito menos à noite. Adolescentes com sua rebeldia natural, sairão pelas ruas violentas e certamente terão seus pertences roubados pelos delinquentes que brotam sem cessar. Muitos adultos continuam nos bares, ou em qualquer lugar que a moda diga que é necessário ir para se mostrar um ser social.

Como as crianças brincam, o que os adolescentes e adultos fazem, pouco importa. Existe nesse momento algo em comum entre eles. Todos fazem parte de grupos que conversam sobre os mais diversos assuntos, desde frivolidades, cultura, filosofia, ao mesmo tempo em que enviam nudes e proliferam uma falação sem sentido.

A oralidade tornou-se algo raro. Não é normal telefonar para ninguém, a não ser em alguns casos relacionados ao trabalho, mas escrever - ou digitar, para ser mais correto - tornou-se a lei da comunicação. O WhatsApp é o aplicativo rei. (...)

Segunda-feira, nos tempos atuais, é dia de falar de Game of Thrones e de ficar indignado com a morte de algum personagem por qual se possui afinidade. Segunda-feira é dia de reclamar através de memes que mais uma semana começou repleta de trabalho, ansiosos para que chegue o final de semana, quando se pode enviar algum vídeo comemorando o fato de ser sexta-feira.

Os anos passados foram incríveis, realmente. Hoje vivemos em tempos rasos, dirão alguns. Mas é o nosso tempo. Vivemos em tempos de estresse e solidão. Está tudo confuso. É tempo bom e tempo ruim, mas é o nosso tempo e não dá pra fugir disso.

*Texto do colunista Jhons Cassimiro

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Exame não aponta lesão importante em Romero, mas liberação para pegar o Palmeiras é incerta: https://t.co/AfTD6kp2Z7 https://t.co/Fmea3GQc6B

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Gabriel é liberado pelo DM e pode voltar ao time na quinta-feira: https://t.co/P2BL1hJynG https://t.co/qZ0tvUy6kb

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Temer é investigado por corrupção passiva, obstrução de Justiça e organização criminosa.

    Acessar Link