José Lino Souza Barros

Coluna do José Lino Souza Barros

Veja todas as colunas

Mais Notícias

Responsabilidade assusta? Texto de Elizabeth Zamerul

Responsabilidade assusta? Texto de Elizabeth Zamerul

06/05/2013 às 02:25

Para o estudioso do tema, Nathaniel Branden, responsabilidade é a prática de fazer acontecer o que se quer em vez de esperar ou exigir que alguém o faça. Ele afirma que quanto mais se pratica a responsabilidade, mais sua eficácia aumenta, assim como a sensação de poder pessoal para a auto-realização. Algumas pessoas entendem responsabilidade como um peso ou obrigação, como se esforço e trabalho implicassem sofrimento, explicando suas dificuldades com atos de terceiros. Nas organizações é comum a linguagem da irresponsabilidade e da transferência da culpa predominarem. Não há um sujeito com poder de ação. Os acontecimentos é que se desencadeiam de maneira desfavorável e ninguém assume culpa. Dizem: ‘O sistema caiu’, ‘a rentabilidade baixou’, ‘eu entreguei a minha parte no prazo, ele é que não devolveu a tempo’. E até o chefe diz: ‘eu expliquei, você que não entendeu...’. (...) Acreditar que trabalho e esforço são ruins é estar desconectado de seus sonhos e a vida se transforma um sacrifício. Pessoas bem sucedidas relatam em suas biografias quanto trabalho e esforço tiveram sem dor ou sofrimento. Tinham ânimo e prazer em trabalhar, pois estavam alinhados com seus propósitos. Pra aceitar a responsabilidade sem sofrer é preciso abandonar a crença de que pagar o preço do que se quer é ser menos esperto. Ao contrário, isso é inteligencia. Trabalhar é usar diariamente o próprio poder. É um desafio para todos e o objetivo é conhecer os limites para superá-los. Quanto mais assumirmos responsabilidades, mais conquistaremos autonomia e competência para sermos eficazes e realizados. (...)

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️Pablo vê título da Sul-America como coroação de trajetória no Atlético-PR: 'Indescritível':… https://t.co/1VHtBnsPMv

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    🚑PRIMEIRAS INFORMAÇÕES: Entre os feridos, três estão em estado grave. A BR-267, na altura do Km 237, está fechadas nos dois sentidos.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    "No que for possível, sei que está engessado no artigo sétimo (da Constituição), mas tem que se aproximar da informalidade", disse . O artigo 7º trata dos direitos dos trabal...

    Acessar Link