José Lino Souza Barros

Coluna do José Lino Souza Barros

Veja todas as colunas

Jubilados

06/12/2017 às 11:51
Ouça na Íntegra
00:00 00:00

Da socióloga e escritora Hilda Simões Lopes 

É feia a palavra "aposentado". 

Parece dizer: vai para teus aposentos! Aposentado lembra INSS, reforma da Previdência, remédios e dificuldades que fazem milhões de aposentados continuarem a trabalhar como mouros até o fim. Palavras-sinônimos de aposentados são mais feias: reservista, reformado, membro inativo, inativo, inválido e por aí vai. Há salvação para os aposentados, além de continuar a trabalhar até onde der e esperar por dias, homens públicos e aposentadorias melhores. (...)

Os aposentados, especialmente os homens, antigamente, na aposentadoria, colocavam pijamas listrados parecidos com os colchões de antigamente e os usavam 24 horas por dia. General de pijama era uma das simpáticas expressões de décadas atrás. (...) Em casa, ficavam ouvindo rádio, assistindo à televisão ou lendo livrões, romanções de 500 páginas ou enciclopédias. Aposentados não ficavam muito tempo aposentados. Depois de alguns anos na "inatividade", iam para o andar de cima, especialmente os homens. Hoje, os aposentados não devem ficar nos aposentos, especialmente os homens. Nada de ficar só assistindo à TV, lendo jornal, grudado no WhatsApp, coçando, bebendo ou reclamando. Os jubilados precisam se ocupar para não se preocupar, e necessitam administrar bem as décadas entre a aposentadoria e a passagem para o além. 

Mesmo os "bem aposentados", os que não são aposentados pelo INSS, que praticamente são obrigados a trabalhar para se manter, devem tentar envelhecer com saúde, produtividade e procurar manter o corpo e o espírito espertos. (...)

A jubilação pode servir para o jubilado se "reinventar", fazer coisas que não tinha feito, realizar sonhos de infância ou juventude. Não deve ficar só contemplando o entardecer da vida. O entardecer pode até ser dourado, mas fica melhor com bom relacionamento com a família, amigos, ex-colegas de trabalho e hábitos saudáveis. A vida só acaba depois do último minuto do jogo ou da prorrogação. Até lá, que haja esperança. 

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    América sai na frente, mas cede empate à URT, em Patos, e embola tabela do Mineiro: https://t.co/Szfv74L3G8 https://t.co/2KsDuYeeTl

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    TWITTER DA GALERA na jornada esportiva. Participe! Mande pergunta p/ o comentarista @leofigueiredomg p/ URT X… https://t.co/a495EIvnvo

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Jornada Esportiva - Campeonato Mineiro.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Jornada Esportiva - Campeonato Mineiro.

    Acessar Link