Gustavo Lopes

Coluna do Gustavo Lopes

Veja todas as colunas

Flamengo x Independiente ou Atlético x América: Entenda

O Regulamento Específico da Série-B estabelece que, caso o Brasil não tenha nove clubes na Libertadores, o campeão da Segunda Divisão teria vaga direta nas oitavas de final da Copa do Brasil

06/12/2017 às 04:48

Nesta quarta-feira inicia-se a disputa pelo título da segunda mais importante competição continental, a Copa Sul-Americana, entre Independiente, da Argentina, e Flamengo. Muito se fala da expectativa do Atlético pela vitória do Flamengo, entretanto, por trás da rivalidade Brasil-Argentina da final há um grande clássico mineiro.

Isso se dá porque o Regulamento Específico da Série-B, no parágrafo 6º, do art. 4º, estabelece que, caso o Brasil não tenha nove clubes na Libertadores, o campeão da Segunda Divisão teria vaga direta nas oitavas de final da Copa do Brasil.

§ 6º - O clube que conquistar o título da Série B de 2017 disputará a Copa do Brasil de 2018 a partir da fase de Oitavas-de-Final. Caso o clube obtenha o benefício de acessar a Copa do Brasil a partir das Oitavas de Final também por conquistar a Copa do Brasil de 2017, a vaga será repassada ao vice-campeão da Série B de 2017. Porém, se em 2018 o número de representantes brasileiros na Copa Libertadores for de 09 (nove) clubes, hipótese possível só em caso de os campeões da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana de 2017 serem clubes brasileiros, o classificado pela Série B de 2017 disputará a Copa do Brasil de 2018 a partir da Primeira Fase, se obtiver classificação para o certame.

Assim, eventual título do Flamengo coloca o Galo na Libertadores (e por consequência nas oitavas de final da Copa do Brasil), enquanto vitória do clube argentino leva o América às oitavas da Copa do Brasil, fase disputada pelo alviverde mineiro pela última vez em 1998, ou seja, há praticamente 20 anos.

Portanto, a partir de hoje, apesar de não entrarem em campo, o famoso clássico das multidões se dará em duas partidas: a primeira hoje, na Argentina, e a segunda, no dia 13, no Maracanã.

Então, quem leva a Sul-Americana? Atlético ou América?

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Bolsonaro provoca presidente da OAB: 'Posso contar como o pai dele desapareceu' https://t.co/VL1QAuI1sI https://t.co/uO2itrIBJh

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    'Eu estou levando minha revolta para um lado de injustiça, eu preciso de uma resposta. Eu guardei tudo no quarto do bebê. Essa dor parece que não vai passar', completa.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O caso foi revelado em primeira mão pela rádio Itatiaia e repercute nacionalmente.

    Acessar Link