Gustavo Lopes

Coluna do Gustavo Lopes

Veja todas as colunas

Universidade do Galo: gol de placa

Esse casamento entre esporte e educação ganhou destaque em projeto do clube alvinegro

03/09/2018 às 05:54
Universidade do Galo: gol de placa

A educação e o esporte compõem binômio essencial para a construção de uma sociedade melhor. Como bem destacou o filósofo Immanuel Kant: “O ser humano é aquilo que a educação faz dele”. 

Neste sentido, assim estabelece a Constituição Brasileira:

Da Educação

Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. 

Do Desporto

Art. 217. É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não formais, como direito de cada um, observados:
I  -  a autonomia das entidades desportivas dirigentes e associações, quanto a sua organização e funcionamento;
II  -  a destinação de recursos públicos para a promoção prioritária do desporto educacional e, em casos específicos, para a do desporto de alto rendimento;
III  -  o tratamento diferenciado para o desporto profissional e o não profissional;
IV  -  a proteção e o incentivo às manifestações desportivas de criação nacional.
§ 1º O Poder Judiciário só admitirá ações relativas à disciplina e às competições desportivas após esgotarem-se as instâncias da justiça desportiva, regulada em lei.
§ 2º A justiça desportiva terá o prazo máximo de sessenta dias, contados da instauração do processo, para proferir decisão final.
§ 3º O poder público incentivará o lazer, como forma de promoção social.

Esse casamento entre esporte e educação ganhou destaque em projeto entabulado pela Universidade Brasil e o Clube Atlético Mineiro.

O pontapé inicial da parceria deu-se com o patrocínio da Universidade Brasil na omoplata (ombros) da camisa do Atlético e tem como ponto alto a criação da Universidade do Galo.

Além de uma estupenda estratégia de marketing, já que os alunos poderão optar pelo recebimento de diploma estilizado com as cores do Atlético, a intenção é que os atletas profissionais e da base tornem-se alunos, o que trará maiores oportunidades de recolocação profissional no futuro.

O Atlético terá participação financeira nas matrículas, bem como, dependendo da performance do time (gols, vitórias, etc), receberá bolsas integrais para distribuir entre seus torcedores.

Outra grande novidade é que o curso de direito da Universidade Brasil tem, no quinto período, o Direito Desportivo como disciplina obrigatória, o que torna-lhe a única (ou uma das únicas) a ter a matéria em sua grade.

A Coreia do Sul, graças a um investimento maciço em educação, obteve um índice de desenvolvimento sem precedentes. País que em 1960 tinha um PIB per capita de US$ 883 (menor que o de Senegal), em 2004, com um PIB de US$ 1 trilhão, tornou-se uma das nações mais ricas do mundo.

Universidade Brasil e Clube Atlético Mineiro dão um passo importantíssimo para o desenvolvimento da nação. Verdadeiro Gol de Placa!!!

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    A história do adolescente que teve o processo de adoção interrompido por ser homossexual: https://t.co/VudaqW0qTO https://t.co/iBpfxM2LQC

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    🌩️ Vizinhos confirmaram ao repórter Oswaldo Diniz que a mãe era muito religiosa. Por isso, eles acreditam que Cristina segurava um terço no momento da tragédia.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Prefeito Kalil assume culpa por mortes na Vilarinho e promete: 'Não vai ficar assim'. - https://bit.ly/2OMZN0C

    Acessar Link