Emanuel Carneiro

Coluna do Emanuel Carneiro

Veja todas as colunas

Uma péssima ideia...

26/02/2018 às 02:40

Gramado do Mineirão resistiu bem ao temporal de sábado (Washington Alves/Light Press)

Há muitos anos o Santos desistiu de disputar a Copa Libertadores porque a Conmebol resolveu também colocar o vice-campeão de cada país na competição. Como o Santos, na época, era um super time e lotava estádios em qualquer lugar do mundo, saiu de campo. A renda ficava para o mandante e um time da Bolívia não levava 5 mil pessoas quando o jogo era na Vila Belmiro.

De lá pra cá a competição inchou e foi criada uma pré-libertadores em três etapas, onde entram times cujos nomes estamos ouvindo pela primeira vez.

Agora, uma infeliz novidade: aprovamos a fórmula europeia de decidir a Liga dos Campeões em apenas uma partida.

Um oceano Atlântico divide a realidade europeia e a sul-americana.

As distâncias, a qualidade dos estádios, a rede hoteleira, o transporte fácil, tudo favorece o Velho Mundo. Aqui, mudam para pior todos estes itens. Além do mais, a boa campanha dá ao mandante do jogo final um prêmio extra. Com jogo único esta vantagem desaparece.

A Copa Libertadores é cobiçada por todas as equipes sul-americanas que lutam por ela.

Sem exagero, podemos considerá-la a segunda melhor competição do mundo, só perdendo para a Liga dos Campeões.

A Liga Europa é importante, mas não leva ninguém ao mundial de clubes no fim do ano.

Nos dias atuais, aumenta a grande diferença técnica e financeira entre os clubes da América do Sul e da Europa. Num país Europeu o torcedor chega ao estádio em transporte público com 15 ou 20 minutos.

Quando o Cruzeiro for fazer jogos da Libertadores no Mineirão, o tempo para a chegada no estádio deve ser de 2 horas. Não temos transporte e (desculpem a insistência) criminosamente eliminamos metade das vagas na Pampulha.

Falando em Mineirão, um elogio à parte: depois da tempestade do último sábado na hora do jogo Cruzeiro x Boa, o gramado estava em plenas condições de utilização. Foi bonito ver.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Bolsonaro provoca presidente da OAB: 'Posso contar como o pai dele desapareceu' https://t.co/VL1QAuI1sI https://t.co/uO2itrIBJh

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    'Eu estou levando minha revolta para um lado de injustiça, eu preciso de uma resposta. Eu guardei tudo no quarto do bebê. Essa dor parece que não vai passar', completa.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O caso foi revelado em primeira mão pela rádio Itatiaia e repercute nacionalmente.

    Acessar Link