Emanuel Carneiro

Coluna do Emanuel Carneiro

Veja todas as colunas

Uma péssima ideia...

26/02/2018 às 02:40

Gramado do Mineirão resistiu bem ao temporal de sábado (Washington Alves/Light Press)

Há muitos anos o Santos desistiu de disputar a Copa Libertadores porque a Conmebol resolveu também colocar o vice-campeão de cada país na competição. Como o Santos, na época, era um super time e lotava estádios em qualquer lugar do mundo, saiu de campo. A renda ficava para o mandante e um time da Bolívia não levava 5 mil pessoas quando o jogo era na Vila Belmiro.

De lá pra cá a competição inchou e foi criada uma pré-libertadores em três etapas, onde entram times cujos nomes estamos ouvindo pela primeira vez.

Agora, uma infeliz novidade: aprovamos a fórmula europeia de decidir a Liga dos Campeões em apenas uma partida.

Um oceano Atlântico divide a realidade europeia e a sul-americana.

As distâncias, a qualidade dos estádios, a rede hoteleira, o transporte fácil, tudo favorece o Velho Mundo. Aqui, mudam para pior todos estes itens. Além do mais, a boa campanha dá ao mandante do jogo final um prêmio extra. Com jogo único esta vantagem desaparece.

A Copa Libertadores é cobiçada por todas as equipes sul-americanas que lutam por ela.

Sem exagero, podemos considerá-la a segunda melhor competição do mundo, só perdendo para a Liga dos Campeões.

A Liga Europa é importante, mas não leva ninguém ao mundial de clubes no fim do ano.

Nos dias atuais, aumenta a grande diferença técnica e financeira entre os clubes da América do Sul e da Europa. Num país Europeu o torcedor chega ao estádio em transporte público com 15 ou 20 minutos.

Quando o Cruzeiro for fazer jogos da Libertadores no Mineirão, o tempo para a chegada no estádio deve ser de 2 horas. Não temos transporte e (desculpem a insistência) criminosamente eliminamos metade das vagas na Pampulha.

Falando em Mineirão, um elogio à parte: depois da tempestade do último sábado na hora do jogo Cruzeiro x Boa, o gramado estava em plenas condições de utilização. Foi bonito ver.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️Clubes decidem acabar com Primeira Liga e propõem criação de associação de clubes: https://t.co/myhrUBF1QH https://t.co/T1qsMPiZAF

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽Estiveram presentes na reunião 14 clubes, sendo que dois não são filiados à Primeira Liga: Corinthians e Vila Nova-GO. Não enviaram representantes: Cruzeiro, Flamengo, Figuei...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    No vídeo postado pelo próprio prefeito no Twitter, no último sábado (22), dona Rita diz: “Ele que devia ser o presidente da República, para mim ele tem só o defeito de gostar ...

    Acessar Link