Emanuel Carneiro

Coluna do Emanuel Carneiro

Veja todas as colunas

Mais Notícias

Kafunga 100 anos

A data do centenário de nascimento de Kafunga merece ser lembrada pelos amigos, companheiros de trabalho que conviveram com ele.

28/07/2014 às 10:27
Kafunga 100 anos

Olavo Leite Bastos, o Kafunga, jogou no Atlético de 1935 a 1954, com uma breve passagem pelo Asas, no final da carreira.
Num clube que teve goleiros como  João Leite, Taffarel, Mussula, Veloso, Renato, Luis Péres, Mazurca, Sinval e tantos outros, Kafunga foi sem dúvida o maior de todos.

Além de goleiro, passou vários anos depois que parou de jogar pelo cargo de gerente, chegando a ser treinador tapa buraco.
Virou comentarista esportivo e teve uma sobrevida fantástica no rádio e na televisão.

Tivemos o Kafunga na Itatiaia por quase 20 anos, nas Jornadas Esportivas, com um comentário diário as 11:25, perto do Rádio Esportes e aos domingos, com o seu “Kafunga de todos os tempos”, antes de começar o futebol.

Kafunga nasceu em Niterói, no dia 8 de agosto de 1914, e morreu em Belo Horizonte em 17 de novembro de 1991, aos 77 anos. Criou os bordões : gol barra limpa, cabeça de bagre, o famoso  “ no Brasil  o errado que está certo”,  vapt-vupt, cobra criada, não tem coré-coré. Era uma figura querida em todos os clubes.

Kafunga exerceu dois mandatos como vereador e ao chegar a Câmara Municipal percebeu que grande parte das sessões era usada para dar voto de congratulações para aniversariantes.Então, entrou com uma proposição cumprimentando todos os moradores da cidade pelo dia do seu aniversário. Virou gozação, mas tinha sentido.

A data do seu centenário de nascimento merece ser lembrada pelos amigos, companheiros de trabalho que conviveram com ele e o Galo deve imaginar uma celebração, quem sabe um busto para o “Velho” . O Palmeiras fez isto para Ademir da Guia e o Vasco para o Romário.
Vida longa Kafunga pelos 100 anos. Você nunca será esquecido.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️ Após derrota, Léo Silva diz que 'gol no início do 2º tempo prejudicou o Atlético' https://t.co/0bZnR5tukO https://t.co/l276Zxl8eF

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽ 'Tivemos chances, mas o resultado mais justo seria o empate'.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽ Time ainda não venceu na série B.

    Acessar Link