Eduardo Costa

Coluna do Eduardo Costa

Veja todas as colunas

Reflexões sobre empreendimento bem sucedido

20/01/2018 às 11:15

Se você buscar agora as palavras-chave no mundo corporativo, seguramente encontrará algumas na língua portuguesa, como interatividade, e muitas em inglês, como stakeholders e compliance.

São expressões que explicam o comportamento de uma empresa e a busca por sua sobrevivência, seu sucesso, seu futuro.

No caso dos veículos de comunicação, a ordem é interagir, colocar o ouvinte, leitor ou telespectador para falar, opinar, sentir-se parte, pois só assim será despertado nele o efetivo interesse. E eu pergunto, caríssimo ouvinte Itatiaia, se uma das razões do sucesso de nossa emissora não é exatamente o fato de que fazemos isso desde o primeiro dia? Essa é a nossa principal marca e, entre milhares de exemplos, cito a Copa Itatiaia de futebol amador, criada por Januário Carneiro para comemorar os primeiros 10 anos da rádio. Veja: na hora de festejar, ele chamou a várzea, a periferia, os simples para o banquete. O resultado é aquele de domingo último (14), com o Independência lotado de pura energia.

Tomemos outra palavra muito repetida no mundo das empresas que têm responsabilidade social e querem a sustentabilidade: stakeholders, que quer dizer preocupar-se não apenas com o cliente, o consumidor, mas, também, com o fornecedor, com a comunidade do entorno da fábrica, com a associação de bairros, com a cidade. Alguém duvida da relação da Itatiaia com Nova Lima, seu berço, e toda a Minas Gerais, a partir da nave mãe, Belo Horizonte. Na verdade, a nossa vida é repercutir o que nossa gente pulsa, e esse não é discurso demagógico, barato. Também não nos limitamos a reportar. Vamos além, em campanhas com a recém, vitoriosa, que resultou na aprovação de uma lei para agilizar o atendimento a acidentes com cargas perigosas e liberar mais rapidamente as rodovias.

Vamos, então, à outra palavra: compliance, que é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa. Ora, nosso compliance é feito pelo ouvinte 24h por dia. Ele liga, se acha que seu time não foi devidamente contemplado no noticiário, reclama que o comentarista político está tendencioso, queixa-se de que o som não está 100% em determinada região do estado, enfim, ele está sempre nos lembrando de nossos compromissos com aqueles que sustentam 66 anos de sucesso. E na entrada do nosso prédio, no nosso manual de radiojornalismo, na nossa cabeça, algumas expressões como “a Itatiaia não perde voto”, “nós abrimos para o rádio de Minas o caminho de todos os continentes”, “a Itatiaia dá notícia de tudo” e, principalmente, sempre, a ordem do fundador: “Nós vendemos espaço; não vendemos opinião.”

Hoje, lembramos Januário Carneiro e tantos outros que construíram a história, agradecemos a Deus e reafirmamos nosso compromisso de nunca descansar, reciclar todo dia, buscar energias nas montanhas de Minas e, com fé inabalável em São Sebastião, continuar a luta por um mundo mais justo, mais igual. Comemore, ouvinte Itatiaia; a festa é sua.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Bolsonaro provoca presidente da OAB: 'Posso contar como o pai dele desapareceu' https://t.co/VL1QAuI1sI https://t.co/uO2itrIBJh

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    'Eu estou levando minha revolta para um lado de injustiça, eu preciso de uma resposta. Eu guardei tudo no quarto do bebê. Essa dor parece que não vai passar', completa.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O caso foi revelado em primeira mão pela rádio Itatiaia e repercute nacionalmente.

    Acessar Link