Eduardo Costa

Coluna do Eduardo Costa

Veja todas as colunas

Reflexões sobre empreendimento bem sucedido

20/01/2018 às 11:15

Se você buscar agora as palavras-chave no mundo corporativo, seguramente encontrará algumas na língua portuguesa, como interatividade, e muitas em inglês, como stakeholders e compliance.

São expressões que explicam o comportamento de uma empresa e a busca por sua sobrevivência, seu sucesso, seu futuro.

No caso dos veículos de comunicação, a ordem é interagir, colocar o ouvinte, leitor ou telespectador para falar, opinar, sentir-se parte, pois só assim será despertado nele o efetivo interesse. E eu pergunto, caríssimo ouvinte Itatiaia, se uma das razões do sucesso de nossa emissora não é exatamente o fato de que fazemos isso desde o primeiro dia? Essa é a nossa principal marca e, entre milhares de exemplos, cito a Copa Itatiaia de futebol amador, criada por Januário Carneiro para comemorar os primeiros 10 anos da rádio. Veja: na hora de festejar, ele chamou a várzea, a periferia, os simples para o banquete. O resultado é aquele de domingo último (14), com o Independência lotado de pura energia.

Tomemos outra palavra muito repetida no mundo das empresas que têm responsabilidade social e querem a sustentabilidade: stakeholders, que quer dizer preocupar-se não apenas com o cliente, o consumidor, mas, também, com o fornecedor, com a comunidade do entorno da fábrica, com a associação de bairros, com a cidade. Alguém duvida da relação da Itatiaia com Nova Lima, seu berço, e toda a Minas Gerais, a partir da nave mãe, Belo Horizonte. Na verdade, a nossa vida é repercutir o que nossa gente pulsa, e esse não é discurso demagógico, barato. Também não nos limitamos a reportar. Vamos além, em campanhas com a recém, vitoriosa, que resultou na aprovação de uma lei para agilizar o atendimento a acidentes com cargas perigosas e liberar mais rapidamente as rodovias.

Vamos, então, à outra palavra: compliance, que é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa. Ora, nosso compliance é feito pelo ouvinte 24h por dia. Ele liga, se acha que seu time não foi devidamente contemplado no noticiário, reclama que o comentarista político está tendencioso, queixa-se de que o som não está 100% em determinada região do estado, enfim, ele está sempre nos lembrando de nossos compromissos com aqueles que sustentam 66 anos de sucesso. E na entrada do nosso prédio, no nosso manual de radiojornalismo, na nossa cabeça, algumas expressões como “a Itatiaia não perde voto”, “nós abrimos para o rádio de Minas o caminho de todos os continentes”, “a Itatiaia dá notícia de tudo” e, principalmente, sempre, a ordem do fundador: “Nós vendemos espaço; não vendemos opinião.”

Hoje, lembramos Januário Carneiro e tantos outros que construíram a história, agradecemos a Deus e reafirmamos nosso compromisso de nunca descansar, reciclar todo dia, buscar energias nas montanhas de Minas e, com fé inabalável em São Sebastião, continuar a luta por um mundo mais justo, mais igual. Comemore, ouvinte Itatiaia; a festa é sua.

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Cruzeiro paga Flamengo e Botafogo, mas dívida na Fifa preocupa, diz diretor - https://t.co/8Fnpe7bSYX https://t.co/5UMEgE8FnS

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Com 23 pontos, Atlético tenta se reabilitar no Brasileirão.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽"É difícil de falar. Parece que não pagou ninguém, nenhum atleta que foi contratado. Realmente nos preocupa muito”, diz Serginho, que culpa a gestão Gilvan de Pinho.

    Acessar Link