Eduardo Costa

Coluna do Eduardo Costa

Veja todas as colunas

De quem é a culpa?

09/08/2019 às 12:56
De quem é a culpa?

Recebi de Arnaldo Alves carta respeitosa e educada que agora compartilho com todos os ouvintes e leitores porque é uma oportunidade de prestar esclarecimentos.

Ele se queixa de que não devíamos aceitar as denúncias do jornalista Glenn Greenwald, com conversas entre membros da Lava Jato. Minha resposta: se houve invasão de privacidade indevida é a polícia que tem de checar; nós, da mídia, temos de mostrar a indignação com o comportamento de operadores do Direito, escolhendo alvos, articulando ataque e defesa e corrompendo os princípios mais elementares da Justiça.

Ele também pergunta por que não estamos investigando o envolvimento do jornalista do The Intercept com filmes pornográficos e eu respondo do mesmo jeito: é trabalho de polícia e, indecente, até agora, para mim, é o comportamento do Quer saber o ouvinte por que a imprensa não bate no Supremo Tribunal Federal que está rasgando a Constituição? A resposta é: cobramos sim, especialmente de alguns ministros cuja atuação é questionável.

Arnaldo quer saber por que a imprensa não comenta o que o presidente tem feito de bom para o Brasil. Ai, seguramente ele não se refere 
à Itatiaia porque já elogiei a Reforma da Previdência, a Reforma Tributária, o fim do horário de verão, a criação do Programa Médicos pelo Brasil e a atuação de toda a equipe econômica, especialmente o ministro Paulo Guedes e o presidente do BNDES, um moço jovem e impressionante.

Arnaldo acha que a imprensa está manipulando contra o governo. Não falo pelos outros veículos, mas, sem autorização prévia de superiores, estou avisando a ele ou qualquer ouvinte que se vier às 13 horas e me procurar poderá cobrar, ao vivo, postura condizente com nosso slogan de vender espaço e não opinião. 

Enfim, de minha parte continuo torcendo para que o presidente mude o discurso e pregue a união de todos os brasileiros. Cabe a ele essa tarefa. Enquanto destilar ódio, ofender famílias, tratar com palavrões repórteres que cumprem o dever de perguntar e insistir em atitudes assustadoras, como nomear o filho embaixador e demitir o servidor que apenas divulgou o tamanho do desmatamento, estará botando mais lenha na fogueira que divide o país perigosamente há cinco anos.

Ele deve ser o bombeiro, apagar o incêndio... Nossa missão é de entrar nas chamas e tentar reportar da melhor maneira o fogo cruzado. Sempre respeitando as críticas, fazendo reparos na nossa fala, costurando a escrita para não perder a credibilidade. 

E, embora pareça que, por estarmos no palco só convivemos com elogios, vale lembrar que até outro dia éramos chamados pela manhã de petistas e à tarde de tucanos.

Não deixe de cobrar, Arnaldo. E não nos abandone. Ah, só para não perder a oportunidade, preciso dizer-lhe que não estou com saudades da roubalheira, da incompetência e da indizível frustração que os governos petistas nos ofereceram.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    'Eu estou levando minha revolta para um lado de injustiça, eu preciso de uma resposta. Eu guardei tudo no quarto do bebê. Essa dor parece que não vai passar', completa.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O caso foi revelado em primeira mão pela rádio Itatiaia e repercute nacionalmente.

    Acessar Link