Domingos Sávio Baião

Coluna do Domingos Sávio Baião

Veja todas as colunas

A luta por vagas na Libertadores

América não pode descuidar

29/08/2017 às 11:28

Estamos nos aproximando dos 60% dos jogos realizados nas séries A e B do Brasileirão: 22 rodadas em cada uma das competições. A divisão de elite continua mostrando o Corinthians tranquilo na liderança, dez pontos a mais do que o segundo colocado Grêmio, que está com um jogo a menos, a ser realizado no próximo sábado (2) contra o Sport, mas, neste momento, vale destacar que o líder caiu de produção nas últimas rodadas e está ajudando a turma da degola.

O Corinthians sofreu duas derrotas em casa, para o Vitória, e, na última rodada, para o lanterna Atlético-GO, intercalando os dois jogos com uma vitória sobre a Chapecoense pelo placar mínimo e gol no apagar das luzes. Resta saber se o Grêmio vai aproveitar a oportunidade, vencer o Sport e reduzir a diferença.

Com o distanciamento corintiano em relação ao time gaúcho e aos demais postulantes ao título, as motivações para as próximas rodadas até o fim da competição ficam por conta da luta por vagas na Libertadores e do desespero contra o rebaixamento, onde o todo poderoso São Paulo está na penúltima posição.

Quanto à Libertadores, não dá para descartar ninguém, pois o tal de G6, que pode virar G7, G8 e até G9, abre possibilidade de recuperação até para quem está lá embaixo, como o tricolor paulista.

Temos ainda 16 rodadas a serem disputadas, 48 pontos para cada equipe, e bastam algumas vitórias consecutivas deste ou daquele time para subir na tabela de classificação e provocar mudanças.

No caso dos mineiros, o Cruzeiro manteve-se na 6ª posição, ainda que tenha empatado em casa com o Santos, o que, convenhamos, não é nada anormal, pois o Peixe luta com o Grêmio pela segunda posição.

Já o Atlético conseguiu importante vitória frente à Ponte Preta em Campinas, de virada, somando três pontos importantíssimos, que colocaram o Galo na 11ª posição, mas com uma pontuação muito próxima do G6.

São 29 pontos do Atlético contra 31 do Cruzeiro. De toda forma, não dá para descuidar, pois o Avaí, 17º colocado, primeiro na zona da degola, está com 25 pontos. Se três ou quatro resultados positivos levam uma equipe lá para cima, resultados negativos têm efeito contrário.

E o América? Após assumir a liderança, teve uma queda de produção, com uma sequência de resultados negativos. Enquanto isso, o Internacional disparou e foi buscar o topo da tabela.

Não vejo razão para o Coelhão se preocupar com o Inter, até porque os objetivos das duas equipes são distintos. A equipe gaúcha tem obrigação de conquistar o título, enquanto o América quer mesmo é voltar à divisão de elite. De toda forma, a tabela de classificação abaixo mostra uma certa folga para o América em relação ao quinto colocado, mas é preciso voltar a vencer para não entrar no sobe e desce da competição.

Hoje, 29 de agosto, é um dia muito especial: meu aniversário. São 60 anos de uma história de vida com muita luta, muitos obstáculos e sempre caminhando para frente. Nunca sozinho, sempre tendo ao lado pessoas que fazem parte da minha história de vida e sob as luzes do Pai Celestial. Meus agradecimentos a todos por tudo. A vida continua.

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Participe da nossa jornada @Cruzeiro X @atletico Sub-20! Mande sua pergunta para o nosso comentarista Cadu Doné https://t.co/fn89MPyIZv

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Suave na nave!!! https://t.co/qsnIUGc276

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    América empata, Inter vence e campeão da Série B será conhecido na última rodada - http://bit.ly/2jDgXUo

    Acessar Link