Domingos Sávio Baião

Coluna do Domingos Sávio Baião

Veja todas as colunas

Mais notícias

Acabam as férias, começa o Mineiro 2015

O futebol está de volta com os campeonatos estaduais e com opiniões divididas se deveriam ou não continuar existindo. Da minha parte, entendo que servem para manter vivas diversas equipes do interior do Brasil e como preparação das equipes maiores

31/01/2015 às 12:07

O futebol está de volta com os campeonatos estaduais e com opiniões divididas se deveriam ou não continuar existindo. Da minha parte, entendo que servem para manter vivas diversas equipes do interior do Brasil e como preparação das equipes maiores, aquelas que normalmente disputam os títulos, as mesmas que estão nas principais competições nacionais.

No nosso Mineiro duas equipes entram em campo com obrigação de conquistar o título: Atlético e Cruzeiro, a terceira força de Minas, o América, entra com a obrigação de classificar para as semifinais, o que nem sempre acontece. As outras nove lutam por mais uma vaga entre as quatro primeiras e, ao mesmo tempo, para permanecerem na divisão de elite.

Nos dez últimos Campeonatos Mineiros com 12 clubes, o Cruzeiro sempre esteve entre os dois primeiros na primeira fase, sendo sete vezes como primeiro e três vezes como segundo.

Nos três campeonatos que a Raposa não terminou na liderança, o Atlético foi primeiro em dois e o Ipatinga em um. O Galo foi segundo em quatro oportunidades, terceiro em três e quarto uma vez. O Ipatinga foi segundo colocado uma vez e o Tupi outra. América e Tupi ficaram entre os quatro primeiros em quatro oportunidades.

O Boa, ainda como Ituiutaba, esteve entre os quatro primeiros em duas oportunidades e como Boa, classificou em 2014. Democrata de Governador Valadares esteve no G4 em duas oportunidades. U.R.T., Rio Branco, América-TO, Tombense e Villa Nova completam a listas das equipes que ficaram entre as quatro primeiras nos últimos dez campeonatos. O Cruzeiro conquistou cinco títulos, o Atlético quatro e o Ipatinga um.

Números

Terminar em primeiro é importante pelas vantagens definidas no regulamento do campeonato, mas o que de fato interessa a cada uma das equipes é ficar entre as quatro primeiras e disputar as semifinais.

Nos últimos dez campeonatos, em apenas uma oportunidade uma equipe que superou os 19 pontos não esteve entre as quatro primeiras: o Ipatinga em 2010, com 21, ficou na quinta posição. Um fato isolado que não tira a minha convicção de que dificilmente uma equipe com 20 pontos ficará fora da classificação, com uma variável para baixo de três pontos.

Até 17 pontos é possível uma equipe estar entre as sete primeiras e são remotíssimas as chances de uma classificação com 16, mas aconteceu no ano passado com o Boa, fato que elevou a exigência de um número maior de pontos para o não rebaixamento.

O Nacional foi rebaixado com dez pontos. Nos outros nove campeonatos analisados, dez pontos foram suficientes para a permanência na divisão de elite, o que me leva a acreditar que a competição de 2014 foi anormal.

Está no imaginário do impossível uma equipe ser rebaixada com dez pontos e a variável para baixo são dois pontos, podendo perfeitamente uma equipe permanecer na divisão de elite com oito. Já sete pontos é um divisor de águas, podendo duas equipes chegarem a tal pontuação e uma ser rebaixada ou até mesmo as duas.

Em anexo, dois quadros informativos que podem auxiliar os leitores em suas análises particulares e/ou complementares. Em uma, estão registrados os números de cada equipe nos dez últimos campeonatos, fonte para a analogia registrada acima. No outro, os jogos de cada equipe em 2015, separando as condições de mandantes e visitantes, o que pode, perfeitamente, inferir nos números finais da primeira fase e que será objeto de uma análise futura a ser postada aqui mesmo neste espaço.

Na sua opinião, quais as quatro equipes vão formar o G4 em 2015 e quais as duas serão rebaixadas? Registre aqui os seus palpites sob a forma de comentário.

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Suposto abuso sexual teria sido motivação de assassinato na Região do Barreiro: https://t.co/MllO5YyIxm https://t.co/rj1fbqwCqt

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    PF prende ex-chefe da Casa Civil do governo Cabral em nova etapa da Lava Jato: https://t.co/l7u9e9oNEz https://t.co/QBPr6pvb1d

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Mega-Sena acumula mais uma vez e pode pagar R$ 60 milhões no sorteio de sábado 💵💵💵

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Aluna diz ser vítima de homofobia por colega de universidade de BH

    Acessar Link