Álvaro Damião

Coluna do Álvaro Damião

Veja todas as colunas

O chute da Libertadores

Logo você, Fred? Era o momento de acertar a pontaria. Mirar na competição internacional e meter o pé, mas a bola subiu demais. Junto com a esperança do torcedor

28/11/2017 às 09:51
O chute da Libertadores

Domingo, cinco da tarde, um atacante sozinho, uma bola, um gol sem goleiro. Era tudo que o Atlético precisava para garantir uma vaga na Libertadores 2018, mas Fred desperdiçou a chance. O lance foi aos 22 minutos do segundo tempo e fez com que qualquer atleticano levasse a mão à cabeça. Difícil de acreditar! Se fosse um jogador jovem, eu não estaria aqui para criticar. Mas logo o Fred? Experiência de sobra, um dos artilheiros do Campeonato Brasileiro pelo Atlético. Logo você, Fred? Era o momento de acertar a pontaria. Mirar na competição internacional e meter o pé, mas a bola subiu demais. Junto com a esperança do torcedor. 

O empate com o campeão Corinthians fez o Galo alcançar 51 pontos e ser ultrapassado pelo Vasco, que venceu o Cruzeiro, por 1 a 0, no Mineirão. Com o resultado, o time alvinegro ocupa a 10ª posição na tabela. Mas pior que tudo isso é ver o sonho de ir à Libertadores se perder. De acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, a probabilidade de o Atlético terminar a Série A no G7 caiu para 11,8%. Antes dessa rodada a probabilidade era de 16%. 

Na partida contra o Grêmio, no próximo domingo, o time de Oswaldo de Oliveira tem obrigação tem vencer, para continuar acreditando na classificação. Para que isso aconteça é preciso que Flamengo perca ou empate. Para se classificar pelo empate do time rubro negro, é necessário que o Galo vença o Grêmio por oito ou nove gols de diferença. Outra situação é contar com o tropeço do Vasco diante da Ponte Preta. Ainda também há a possibilidade do Brasileirão ter G8 ou G9. Para que isso aconteça é necessário que Grêmio e Flamengo conquistem, respectivamente, a Libertadores e a Sul-Americana.

Depois da derrota do Cruzeiro para o Vasco, no último domingo (26), vi alguns torcedores atleticanos questionando a conduta do time da Toca da Raposa. Alguns acreditam que a derrota foi para não facilitar a vida do Galo. Convenhamos né? O time do Cruzeiro não tem muita “motivação” para continuar dando sangue nesta reta final de campeonato. A vaga na Libertadores está garantida, além da definição do campeão. É claro e evidente que quanto melhor a posição na tabela, maior o dinheiro que o clube recebe, mas isso não é preocupação de jogador. Quem se importa com isso é diretoria! Então não há o que cobrar do time celeste. A obrigação de se classificar era do Atlético. E só dele.

O elenco poderia estar tranquilo nesta reta final, mas se complicou durante todo o campeonato e agora faz as contas na ponta do lápis para se classificar. O torcedor não merecia passar por isso! Mas a partida só acaba quando o juiz apita. Até lá, o torcedor vai empurrar o time e acreditar na classificação.

E pra finalizar: Parabéns ao América pelo Bicampeonato da Série B do Brasileirão! Vocês fizeram por merecer o título! Valeu, Coelhão! 

Tamo junto e até a próxima! 

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Horário de verão será menor a partir do ano que vem: https://t.co/oLzoWLctLd https://t.co/zVYlWaNt2u

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    'Você brocha', 'Você morre': cigarros terão alertas mais fortes até maio do ano que vem - https://t.co/mXaDySvXSv https://t.co/fQ71jNm3Vk

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ENTREVISTA COMPLETA - Itair Machado coloca data para Bruno Silva ser oficializado pelo Cruzeiro e fala sobre negociações em aberto por mais reforços. O dirigente celeste abor...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    COPA ITATIAIA ⚽️📻 A Itatiaia e a Cemig alertam: o coração vai bater mais forte neste domingo, quando saberemos quem terá a vantagem de jogar diante da torcida o último duelo...

    Acessar Link