Álvaro Damião

Coluna do Álvaro Damião

Veja todas as colunas

O chute da Libertadores

Logo você, Fred? Era o momento de acertar a pontaria. Mirar na competição internacional e meter o pé, mas a bola subiu demais. Junto com a esperança do torcedor

28/11/2017 às 09:51
O chute da Libertadores

Domingo, cinco da tarde, um atacante sozinho, uma bola, um gol sem goleiro. Era tudo que o Atlético precisava para garantir uma vaga na Libertadores 2018, mas Fred desperdiçou a chance. O lance foi aos 22 minutos do segundo tempo e fez com que qualquer atleticano levasse a mão à cabeça. Difícil de acreditar! Se fosse um jogador jovem, eu não estaria aqui para criticar. Mas logo o Fred? Experiência de sobra, um dos artilheiros do Campeonato Brasileiro pelo Atlético. Logo você, Fred? Era o momento de acertar a pontaria. Mirar na competição internacional e meter o pé, mas a bola subiu demais. Junto com a esperança do torcedor. 

O empate com o campeão Corinthians fez o Galo alcançar 51 pontos e ser ultrapassado pelo Vasco, que venceu o Cruzeiro, por 1 a 0, no Mineirão. Com o resultado, o time alvinegro ocupa a 10ª posição na tabela. Mas pior que tudo isso é ver o sonho de ir à Libertadores se perder. De acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, a probabilidade de o Atlético terminar a Série A no G7 caiu para 11,8%. Antes dessa rodada a probabilidade era de 16%. 

Na partida contra o Grêmio, no próximo domingo, o time de Oswaldo de Oliveira tem obrigação tem vencer, para continuar acreditando na classificação. Para que isso aconteça é preciso que Flamengo perca ou empate. Para se classificar pelo empate do time rubro negro, é necessário que o Galo vença o Grêmio por oito ou nove gols de diferença. Outra situação é contar com o tropeço do Vasco diante da Ponte Preta. Ainda também há a possibilidade do Brasileirão ter G8 ou G9. Para que isso aconteça é necessário que Grêmio e Flamengo conquistem, respectivamente, a Libertadores e a Sul-Americana.

Depois da derrota do Cruzeiro para o Vasco, no último domingo (26), vi alguns torcedores atleticanos questionando a conduta do time da Toca da Raposa. Alguns acreditam que a derrota foi para não facilitar a vida do Galo. Convenhamos né? O time do Cruzeiro não tem muita “motivação” para continuar dando sangue nesta reta final de campeonato. A vaga na Libertadores está garantida, além da definição do campeão. É claro e evidente que quanto melhor a posição na tabela, maior o dinheiro que o clube recebe, mas isso não é preocupação de jogador. Quem se importa com isso é diretoria! Então não há o que cobrar do time celeste. A obrigação de se classificar era do Atlético. E só dele.

O elenco poderia estar tranquilo nesta reta final, mas se complicou durante todo o campeonato e agora faz as contas na ponta do lápis para se classificar. O torcedor não merecia passar por isso! Mas a partida só acaba quando o juiz apita. Até lá, o torcedor vai empurrar o time e acreditar na classificação.

E pra finalizar: Parabéns ao América pelo Bicampeonato da Série B do Brasileirão! Vocês fizeram por merecer o título! Valeu, Coelhão! 

Tamo junto e até a próxima! 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    'Eu estou levando minha revolta para um lado de injustiça, eu preciso de uma resposta. Eu guardei tudo no quarto do bebê. Essa dor parece que não vai passar', completa.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O caso foi revelado em primeira mão pela rádio Itatiaia e repercute nacionalmente.

    Acessar Link