Álvaro Damião

Coluna do Álvaro Damião

Veja todas as colunas

Copa Itatiaia: a copa do mundo do futebol amador

A Copa do Mundo do futebol amador sabe contar histórias, e a mais importante delas ainda está em construção: a história de Belo Horizonte!

12/12/2017 às 05:30

Neste dia especial para Belo Horizonte, na comemoração dos 120 anos da nossa cidade, nada melhor do que falar sobre futebol amador. Teve início no último domingo (10), a 57ª edição da Copa Itatiaia. Se no futebol profissional, os clubes estão de férias, nos campos de várzea é tempo de Copa do Mundo. Entre gramados e terrões, 32 equipes estão disputando a maior competição de futebol amador do Brasil. Só na primeira rodada, foram marcados 39 gols em 16 partidas.

Os clubes estão divididos nas chaves Belo Horizonte e Metropolitana, onde os dois primeiros colocados de cada chave avançam para as quartas de final. Neste ano, as quartas de final e as semifinais, serão disputadas em jogo único. O vencedor da Chave BH enfrenta o ganhador da Chave Metropolitana na finalíssima, prevista para o dia 14 de janeiro.

Nesse domingo, estive na partida entre Sarzedo e Pedra Branca, de Ribeirão das Neves. O time nevense levou a melhor e bateu o atual campeão por 3 a 0 no Estádio Municipal Otávio Pinheiro, em Sarzedo. Os gols foram marcados por Thiago Costela, Clevinho e Miquinho, que marcou um golaço de cobertura. Mas o destaque do jogo, ao meu ver, foi outro. Na abertura do jogo, crianças e idosos do Projeto Música, da prefeitura de Sarzedo, roubaram a minha atenção com o Hino Nacional. Um projeto gratuito, com 180 alunos de escolas da rede municipal, liderado pelo maestro Joanir de Oliveira. Que privilégio eu tive de poder ver o futebol amador fazendo o que de melhor sabe fazer: a inclusão social.

E são nestas horas que agradeço pela oportunidade de viver esta loucura que é o mundo do futebol. Há pouquíssimos dias estive na Rússia para cobrir o sorteio da Copa do Mundo. Na oportunidade entrevistei Ronaldo e estive ao lado de Tite e Pelé. Agora, meu compromisso é em Sarzedo, Brumadinho, Esmeraldas, Juatuba, Sabará! Meus entrevistados serão Odair, Thiago Costela, Miquinho, Guedô e outros tantos. Se na Rússia, falávamos em Brasil, Argentina e Alemanha, agora é a vez do Betânia, Nazaré, Mineirinho, Verona, Saga, Radiante, etc. E acreditem, a dedicação nas duas ocasiões é a mesma. A emoção do gol? A mesma. 

Dar voz e visibilidade ao futebol amador, como a Copa Itatiaia faz, é mostrar o que de melhor nós mineiros sabemos fazer: acolher! A Copa do Mundo do futebol amador sabe contar histórias, e a mais importante delas ainda está em construção: a história de Belo Horizonte! 

Aproveito a oportunidade para parabenizar a cidade do mais belo horizonte do Brasil! Que venham mais 120 anos de pura história e futebol! 

Tamo junto e até a próxima!

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️⚠️ENTREVISTA: Marques pede para que torcida do Atlético cobre dos jogadores no duelo contra Bahia:… https://t.co/QWFPdzWYxc

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Coordenador das categorias de base do Atlético e exercendo a função de diretor de futebol de forma interina até o final deste ano, o ex-jogador alvinegro foi entrevistado pelo...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Após vencer o Corinthians com um time misto, Raposa poderá ter mais mudanças para o confronto contra o Tricolor

    Acessar Link